Cleusa Lara e Maria do Carmo são os nomes mais citados em pesquisa para a Prefeitura de Betim
Cleusa Lara e Maria do Carmo são os nomes mais citados em pesquisa para a Prefeitura de Betim – Fotos: reprodução/Facebook

Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22.maio) pelo Instituto RealTime Big Data, encomendada pela Record TV Minas, a vice-prefeita Cleusa Lara (União) e a ex-prefeita Maria do Carmo Lara (PT) lideram as intenções de votos para a Prefeitura de Betim no cenário estimulado (quando nomes de possíveis pré-candidatos são informados aos eleitores). Nesse cenário, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, há um empate técnico: Cleusa Lara (16%) e Maria do Carmo (15%). 

O vereador Klebinho Rezende (SD) vem em terceiro, com 9% das intenções de voto. Também vereador, Tiago Santana (PCdoB), o ex-vice-prefeito Dr. Vinícius e o ex-secretário adjunto de Segurança Pública, Sandro Mansoldo somaram 2% cada. Cláudio Arruda, ex-secretário da Saúde, foi citado por 1%. Brancos e nulos somam 20% e os que não sabem ou não responderam 33%.

Cenário estimulado

– Cleusa Lara (União Brasil): 16%

– Maria do Carmo Lara (PT): 15%

– Klebinho Rezende (SD): 9%

– Tiago Santana (PC do B): 2%

– Dr. Vinícius (Podemos): 2%

– Sandro Mansoldo (sem partido): 2%

– Cláudio Arruda (sem partido): 1%

– Bruno Cypriano (sem partido): 0%

– Brancos e nulos: 20%

– Não sabem / não responderam: 33%

Já em um cenário espontâneo, quando os nomes dos pré-candidatos não são mencionados aos eleitores, o percentual dos que não souberam ou não quiseram responder foi de 80%. Vittorio Medioli foi o político mais citado, com 9% das intenções de voto. Nesse caso, o prefeito já está em seu segundo mandato e não pode concorrer novamente. Maria do Carmo Lara recebeu 4%, enquanto Cleusa Lara 2%. Cinco por cento dos eleitores citaram outros nomes.

Cenário espontâneo

– Vittorio Medioli (sem partido): 9%

– Maria do Carmo Lara (PT): 4%

– Cleusa Lara (União Brasil): 2%

– Outros: 5%

– Não sabem / não responderam: 80%

As movimentações políticas rumo ao posto de prefeito de Betim começaram após as eleições gerais, no ano passado. Diversos políticos que tentaram se eleger em 2022 para cargos na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, e na Câmara dos Deputados, em Brasília, buscam, agora, angariar apoio dos partidos.

Cleusa Lara, por exemplo, recebeu pouco mais de 37 mil votos para deputada federal, sendo a segunda mais votada pelos moradores da cidade. Desde então, para ficar mais conhecida pelo eleitorado, vem marcando presença em praticamente todos os eventos sociais que recebem apoio institucional da prefeitura. Há duas semanas, esteve com Braga Netto, secretário nacional de relações institucionais do PL. Apesar de fazer parte do União – partido que tem membros no Governo Lula -, Cleusa foi apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Maria do Carmo Lara é o nome mais conhecido do PT de Betim e recentemente assumiu um cargo na diretoria executiva dos Correios, em Brasília. A última disputa eleitoral que participou, em 2020, ficou em segundo lugar, com 14,41% dos votos válidos.

Klebinho Rezende foi o candidato a deputado estadual mais votado na cidade, com mais de 20 mil votos, mas insuficiente para tomar posse no cargo. 

Disputas na prefeitura

No início do mês, brigas internas entre secretários do prefeito Vittorio Medioli (sem partido) ganharam as manchetes e provocaram uma onda de exonerações no governo. Medioli reclamou que eles estariam se aproveitando da posição dentro da prefeitura para ganhos eleitorais.

Bruno Cypriano, que atuava como procurador-geral do Município e presidente do Ipremb (Instituto de Previdência Social de Betim), saiu do governo. Ele e Cleusa Lara, que também deixou o cargo interino de secretária de Assistência Social, eram os nomes mais cotados para receber o aval de Medioli para 2024.

Além deles, Cláudio Roberto Arruda (Saúde), Sandro Mansoldo (Segurança Pública) e Ubiratan Santana Moreira (Secult) também foram exonerados.

Dados da pesquisa

O Instituto RealTime Big Data entrevistou 1.200 moradores de Betim entre os dias 16 e 17 de maio. Destes, 53% são homens e 47% mulheres. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais