A Câmara dos Vereadores derrubou, na manhã desta quarta-feira (30), o veto do prefeito Vittorio Medioli (sem partido) sobre uma área de ocupação no Pingo D’Água, em Betim. O terreno, de propriedade da empresa MRV, está ocupado há cerca de dez anos por 130 famílias.
Recentemente, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais permitiu o despejo das famílias para fazer a reintegração de posse do terreno. Desde então, moradores vêm fazendo protestos na BR-262, na Câmara e na Prefeitura afim de uma solução para o problema.
Na reunião ordinária de hoje, os vereadores ressaltaram o entendimento que o veto foi equivocado e rejeitaram a decisão do prefeito por unanimidade (14 votos) . A derrubada foi comemorada pelos moradores da ocupação que estiveram presentes em grande número na Casa.
O vereador Erasmo Carlos (PSD) parabenizou os moradores pela mobilização e luta para garantir o direito à moradia. O vereador Léo Contador (União), líder do governo no Legislativo, pediu que a Câmara faça uma comissão para trabalhar junto com órgãos fiscalizadores, entre eles a Defensoria Pública e o Ministério Público, além da Prefeitura e da MRV para a resolução do impasse.
Em nota enviada ao Agenda Betim, a MRV manifestou que a derrubada do veto pode representar um “caminho efetivo para resolver a situação da ocupação irregular do terreno” e trazer uma alternativa para a região.
Ainda por meio da nota, “a empresa reforça que está à disposição para dialogar e tentar viabilizar a execução das ações propostas no referido Projeto de Lei”, finaliza.