Vereadores de Betim em sessão ordinária na Câmara Municipal
30.ago.2022 – Vereadores derrubam veto do prefeito Vittorio Medioli sobre área de ocupação no Pingo D’Água em Betim – Foto: Jonathan Pires/Câmara dos Vereadores

A MRV informou, por meio de nota, que espera que após a derrubada do veto do prefeito Vittorio Medioli (sem partido) sobre o Projeto de Lei 162/2022 que torna a área de ocupação irregular no Pingo D’Água, em Betim, de interesse social possa abrir caminho para uma solução efetiva do impasse.

Recentemente, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais permitiu o despejo de 130 famílias para fazer a reintegração de posse do terreno. Desde então, moradores vêm fazendo protestos na BR-262, na Câmara e na Prefeitura afim de uma solução para o problema.

Na manhã desta quarta-feira (30), os vereadores aprovaram por unanimidade a derrubada do veto do prefeito Vittorio Medioli. A decisão dos vereadores foi comemorada pelos moradores da ocupação que estiveram presentes em grande número na Casa.

Ainda por meio da nota, “a empresa reforça que está à disposição para dialogar e tentar viabilizar a execução das ações propostas no referido Projeto de Lei”, finaliza.

Nota MRV sobre ocupação no Pingo D’Água:

A MRV acredita que o direcionamento informado pode representar o caminho efetivo para resolver a situação da ocupação irregular do terreno, já que o Projeto de Lei 162/22, atualmente em fase de análise de veto pelos vereadores, pode trazer uma alternativa para a região. A empresa reforça que está à disposição para dialogar e tentar viabilizar a execução das ações propostas no referido Projeto de Lei.

Entenda

Cerca de 130 famílias estão para serem despejadas em uma ação de reintegração de posse vencida pela Construtora MRV, dona do terreno que está ocupado há dez anos.

Os moradores vêm fazendo diversos protestos na BR-262 desde junho contra a decisão judicial, que ainda não tem data para ser cumprida. No mesmo mês, a prefeitura participou de uma reunião virtual da Mesa de Negociação e Diálogo do Governo do Estado, com a participação dos ocupantes e de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, da Defensoria Pública de Minas Gerais, do Ministério Público e da Construtora MRV, no entanto, não houve acordo.

Moradores da ocupação Pingo D'água em protesto na BR-262 em Betim
Moradores da ocupação Pingo D’Água em um dos protestos na BR-262 em Betim – Imagem: reprodução/TV Globo

Já em julho, os vereadores aprovaram um Projeto de Lei (162/2022) para tornar a área de interesse social para fins de desapropriação, mas o PL foi vetado pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido). Agora, em agosto, a Câmara Municipal derrubou o veto do prefeito.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais