Vereadores em CPI da Lama
Foto de arquivo: Jonathan Pires/Câmara Municipal de Betim

A Câmara Municipal de Betim vai realizar, nesta segunda-feira (18), uma nova oitiva da da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa apurar possíveis crimes ambientais e contra a saúde pública, danos materiais e morais ocasionados pela invasão da lama dos rejeitos da extração do minério de ferro, trazidos pela enchente do Rio Paraopeba, em janeiro, afetado pelo rompimento da Barragem Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 2019.

Na audiência, que está marcada para às 14h, serão ouvidos o secretário municipal de Meio Ambiente, Ednard Barbosa, e a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru. Na semana passada, foram ouvidos o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) e o procurador-geral do Município, Bruno Cypriano.

Entenda

Após as fortes de janeiro, o rio Paraopeba, que passa pela regional Citrolândia transbordou, levando uma lama densa para as casas dos moradores. Desde então, a prefeitura busca identificar os materiais presentes nas amostras da lama para entender se os rejeitos do rompimento da barragem da Vale, em janeiro de 2019, em Brumadinho, teriam afetado a região.

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Portaria principal do Centro Administrativo da Prefeitura de Betim

Câmara aprova reajuste salarial de 4,65% para servidores de Betim

Projeto de lei de autoria do Executivo foi aprovado em regime de urgência, nesta quarta-feira (31.maio), e também é válido para cargos de primeiro escalão do governo municipal.
Vittorio Medioli em transmissão pela internet

Disputas internas desestabiliza prefeitura, e Medioli promete limpa no secretariado

Prefeito vai às redes para reclamar de membros do seu governo que estão buscando sucedê-lo. Medioli afirma que investiga casos de corrupção e “que tem muita coisa errada” na Saúde.
Bruno Cypriano, Cleusa Lara, Sandro Mansoldo e Claudio Arruda deixaram o comando de áreas importantes na Prefeitura de Betim

Veja quem deixa o governo Vittorio Medioli

Nomes importantes dessa gestão desembarcam do governo, como Bruno Cypriano, que ocupava o cargo de Procurador-Geral do Município, e Cláudio Arruda, secretário de Saúde.
Audiência pública na ALMG debate nomeações em concurso da Prefeitura de Betim

Nomeação de aprovados em concurso público de Betim volta à pauta na ALMG

Além da necessidade de mais nomeações, os deputados vão questionar membros do Governo Medioli sobre cargos vagos na Educação e o repasse da gestão das escolas municipais para Organizações Sociais.