ALMG aprova reajuste aos servidores estaduais
Deputados aprovam reajuste salarial para os servidores estaduais – Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG

O projeto de lei que reajusta o salário dos servidores estaduais em 10,06% foi aprovado em 2º turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (30).

Além do reajuste previsto no projeto original, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), os deputados aprovaram adicionais para os servidores da Segurança, Saúde e Educação.

As forças de segurança, que incluem as polícias civil e militar e dos bombeiros militares, além dos agentes penitenciários e socioeducativos, terão um adicional de 14%, a título de recomposição de perdas remuneratórias.

Para alcançar o piso nacional da educação, os parlamentares aprovaram um adicional de 33,24% para os profissionais da área. Na Saúde, o adicional aprovado é de 14%.

O Governo de Minas afirmou que o impacto das emendas feitas no projeto original será de R$ R$ 10,628 bilhões por ano. “A proposta dos deputados triplica o aumento do gasto do Executivo com a folha de pessoal”, disse o governo por meio de nota.

Já o governador Romeu Zema publicou nas redes sociais que qualquer valor acima dos 10,06% previstos no projeto original será vetado. Os deputados, entretanto, podem derrubar o veto.

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Audiência pública na ALMG debate nomeações em concurso da Prefeitura de Betim

Nomeação de aprovados em concurso público de Betim volta à pauta na ALMG

Além da necessidade de mais nomeações, os deputados vão questionar membros do Governo Medioli sobre cargos vagos na Educação e o repasse da gestão das escolas municipais para Organizações Sociais.
Bombeiros de Minas Gerais em busca de vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho

Comissão da Câmara vai acompanhar compensação por Mariana e Brumadinho

No total, a comissão terá a participação de dez parlamentares.
Vittorio Medioli em transmissão pela internet

Disputas internas desestabiliza prefeitura, e Medioli promete limpa no secretariado

Prefeito vai às redes para reclamar de membros do seu governo que estão buscando sucedê-lo. Medioli afirma que investiga casos de corrupção e “que tem muita coisa errada” na Saúde.
Bruno Cypriano, Cleusa Lara, Sandro Mansoldo e Claudio Arruda deixaram o comando de áreas importantes na Prefeitura de Betim

Veja quem deixa o governo Vittorio Medioli

Nomes importantes dessa gestão desembarcam do governo, como Bruno Cypriano, que ocupava o cargo de Procurador-Geral do Município, e Cláudio Arruda, secretário de Saúde.