Na tarde da última segunda-feira, 20, em reunião com líderes religiosos, o prefeito de Ibirité, William Parreira anunciou que os templos poderão funcionar aos domingos, a partir do próximo fim de semana.
Os templos deverão seguir algumas regras, entre elas, a obrigatoriedade do uso da máscara durante todo o culto e lotação máxima de 30% da capacidade original.
“Eu conto com o apoio de todos vocês para que as regras sejam rigidamente cumpridas. E que me entendam se, em algum momento, for necessário recuar nessa decisão”, disse o prefeito na reunião.
Os templos religiosos de Ibirité devem seguir as seguintes regras:
- Funcionamento somente aos domingos;
- Lotação máxima de 30% da capacidade original;
- Disponibilização de álcool em gel, em local visível, para todos os presentes;
- Obrigatório uso de máscara durante toda a permanência dentro do templo religioso;
- Limpeza de todo o espaço entre um culto e outro.
No dia 17/07, Ibirité entrou no ‘Minas Consciente’, programa de flexibilização da economia do Governo de Minas Gerais.
O ‘Minas Consciente’ setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada região do estado e a taxa de evolução da Covid-19. Neste momento Ibirité está na Onda Verde.
VEJA MAIS: Saiba o que pode funcionar na Onda Verde do ‘Minas Consciente’
Casos de covid-19
Dados da segunda-feira, 20, do Boletim Epidemiológico da cidade, apontava 8247 casos suspeitos; 648 confirmados e 21 óbitos. No comparativo dos últimos 30 dias (19/06 a 19/07) o aumento foi de 950% nos óbitos (de 2 para 21); 412,4% nos casos confirmados (de 121 para 620) e 92,7% de casos suspeitos (de 4001 para 7710).