A Prefeitura de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou nesta sexta-feira (17), que aderiu ao ‘Minas Consciente’, programa do Governo de Minas que coordena a flexibilização da economia.
Na quinta-feira (16), o prefeito da cidade, William Pereira, se reuniu com empresários e informou a adesão ao programa estadual. “A situação só se agrava a cada dia, muitos empresários e comerciantes estão passando por dificuldades, mas nossa preocupação maior tem que ser com a vida”, disse o chefe do executivo municipal.
Na última quinta-feira (09), a Justiça determinou que as cidades que não faziam parte do programa estadual de flexibilização social só poderiam permitir o funcionamento dos serviços essenciais, ou então, para permitir a flexibilização, deveriam aderir ao Minas Consciente.
No entanto, a região central de Minas Gerais, incluindo Ibirité, se encontra na Onda Verde, a mais rígida, em relação ao funcionamento do comércio em meio à pandemia da Covid-19. Somente setores essenciais podem funcionar, entre eles:
- Agropecuária;
- Alimentos;
- Bancos e seguros;
- Cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais;
- Construção civil e afins;
- Fábrica, energia, extração, produção, siderúrgica e afins;
- Saúde;
- Telecomunicação, comunicação e imprensa;
- Transporte, veículos e Correios;
- Tratamento de água, esgoto e resíduos;
VEJA MAIS: Saiba o que pode funcionar na Onda Verde do ‘Minas Consciente’
Links úteis para o site do Governo de Minas sobre o programa ‘Minas Consciente’
VEJA MAIS: Os setores da economia por onda do Minas Consciente (Link externo)
VEJA MAIS: Dúvidas frequentes do Minas Consciente (Link externo)