Um novo Projeto de Lei (PL) em Betim, aprovado por unanimidade no 2º turno na Câmara, na manhã desta terça (19), propõe que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) ofereça, durante as férias escolares, merenda para alunos carentes da rede pública.

Pelo texto do PL 238/2021, de autoria do vereador Claudinho (PSD), a Semed deve ofertar um cardápio similar ao oferecido durante o ano letivo na rede municipal.

O projeto define como aluno carente o estudante cuja renda familiar não ultrapasse 3 salários mínimos. Ainda segundo o PL, as escolas serão responsáveis por cadastrar os alunos que se enquadrem nos requisitos. 

Antes de ser aprovado em dois turnos na Câmara, o projeto recebeu dois pareceres contrários. Um pela Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, alegando que a proposição cria obrigações e gera alterações orçamentárias para o Poder Executivo, além de não constar na lOA 2021 do Município a previsão da referida despesa; e outra pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que diz que o tema compete privativamente ao Executivo. Ambos os pareceres foram rejeitados pelos vereadores.

Entre os pareceres favoráveis estão o da Comissão de Assistência Social, destacando a situação econômica vivida no país e que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola.“O projeto visa atender situações emergenciais e suprir necessidades de estudantes que se encontram afetados em razão da situação de vulnerabilidade e carência financeira”, concluiu em sua fundamentação.

A Comissão de Educação também deu parecer favorável ao PL, e reforçou a “importância da educação alimentar e dos aspectos nutricionais no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos alunos”.

O texto vai para a redação final e depois segue para sanção ou veto do prefeito Vittorio Medioli (sem partido).

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
canudos plásticos

Câmara de Betim aprova projeto que proíbe canudos plásticos descartáveis

Protocolado no ano passado, o PL entrou na pauta dos vereadores nesta terça-feira (17), sendo aprovado por unanimidade em 1º turno; Matéria ainda passará por nova discussão antes de ser enviada para sanção ou veto do prefeito
Sede Administrativa do Governo de Minas (Imagem Agência Minas)

Assembleia de MG promulga reajuste de servidores

Parlamentares derrubaram veto do governador Romeu Zema em relação aos adicionais para os trabalhadores da Saúde, Educação e Segurança Pública; Governo deverá recorrer à Justiça
Vereadores de Betim em reunião ordinária

Projeto quer obrigar empresas sediadas em Betim a incluir nos sites oficiais links para o Procon

Segundo Gregório Silva (PROS), autor do PL, a medida busca facilitar o acesso do consumidor aos órgãos de proteção; O texto segue para sanção ou veto do prefeito
cabos de rede de internet

Câmara aprova MP que cria Programa Internet Brasil

A iniciativa prevê o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos estudantes da educação básica da rede pública de ensino de famílias inscritas em programas sociais; Matéria segue para o Senado
Conteúdo patrocinado: