cadernos distribuídos pela Prefeitura de Betim (MG)
Foto: Arquivo/Prefeitura de Betim
cadernos distribuídos pela Prefeitura de Betim (MG)
Foto: Arquivo/Prefeitura de Betim

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) prorrogou o prazo para pais e responsáveis participarem de pesquisa sobre a volta às aulas em Betim. O objetivo é organizar o plano de trabalho para retorno das aulas presenciais, conforme a quantidade de alunos que irá aderir à volta.

A secretaria ressalta que o retorno dos alunos não será obrigatório. A pesquisa está disponível no site da Semed, por meio link http://www.semed.betim.mg.gov.br/consultapopular/

Foi definido que a retomada das aulas, marcada para agosto, ocorrerá sob o formato do ensino híbrido, de modo que a turma de alunos seja dividida em grupos que se alternarão em casa e na escola.

Com isso, um grupo irá para a escola (ensino presencial), enquanto o outro permanecerá realizando atividades orientadas pelos professores em casa, conforme cronograma apresentado pela unidade escolar do aluno. Na semana seguinte, as turmas se alternam.

Estamos atentos ao retorno seguro das aulas presenciais, previsto para agosto. Sabemos que cada escola tem uma realidade e suas especificidades, seja no tamanho da unidade, das salas e/ou da quantidade de alunos. Estamos nos adequando para atender todas as normas sanitárias e para apoiar as escolas no monitoramento e no cumprimento dessas medidas. No nosso protocolo existem tópicos específicos para cada repartimento da unidade escolar, como biblioteca, refeitório, pátio, banheiros e salas de aula, além do cuidado no transporte escolar. Além disso, todos os profissionais da educação foram vacinados e seguimos atentos à efetivação da vacina aos alunos com idade acima de 12 anos.

Marilene Pimenta – secretária municipal da Educação

Como será a volta às aulas em Betim

Os profissionais das unidades escolares terão o trabalho presencial retomado na segunda-feira, dia 2 de agosto. Os alunos da educação infantil voltam em datas distintas, a pré-escola no dia 9 e a creche no dia 16.

Já os alunos do ensino fundamental retornam a partir do dia 9/08, com os estudantes do 7º, 8º e 9º ano. No mesmo dia, as atividades da educação de jovens e adultos (EJA) também serão retomadas.

Os alunos do 1º ao 6º ano retornam a partir do dia 16 de agosto.

I – profissionais das unidades escolares – 02/08/2021;
II – educação infantil;
– a: pré-escola – 09/08/2021;
– b: creche – 16/08/2021;
III – ensino fundamental;
– a: alunos do 7º, 8º e 9º ano – 09/08/2021;
– b: educação de Jovens e Adultos – EJA – 09/08/2021;
– c: alunos do 1º ao 6º ano – 16/08/2021

Protocolos

Na última quinta-feira (22), a Prefeitura de Betim publicou no Órgão Oficial do Município os procedimentos que serão adotados para garantir a segurança sanitária nas escolas da rede pública.

No documento (acesse aqui – nº2193 22/07/2021 – ou baixe o PDF), são repassadas as medidas de proteção e prevenção à covid-19 que serão adotadas nas salas de aula, pátios, banheiros, laboratórios, refeitórios, cozinha, no transporte escolar, entre outros espaços com a circulação de indivíduos.

Além disso, outras orientações são feitas para situações de alerta e ações para suspensão das aulas presenciais, sugestões de layout de salas para a educação infantil e fundamental, espaçamento entre mesas, frequência de limpeza e quais equipamentos de proteção deverão ser usados para cada ocasião.

Um dos modelos de layout sugeridos em protocolo de retorno às aulas presenciais em Betim (Reprodução)
Um dos modelos de layout sugeridos em protocolo de retorno às aulas presenciais em Betim (Reprodução)

 

Comunicar erro • Princípios editoriais