A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) anunciou nesta quinta-feira (28), a data de início do ano letivo nas escolas de Betim, na região metropolitana. Em conjunto com o Conselho Municipal da Educação e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute), foi definido que o ano letivo terá início no próximo dia 2 de fevereiro e terminará em 22 de dezembro. Com isso, serão cumpridos 211 dias letivos, contemplando a carga horária de 2021 e parte da carga horária de 2020 que será reposta de forma concomitante.
Segundo a SEMED, o ano escolar continuará sendo cumprido de forma remota através de atividades disponibilizadas pelas unidades escolares. Os alunos do ensino infantil, do fundamental e EJA, ainda poderão contar com o suporte das atividades da plataforma: “Estuda Betim” que conta com atividades de todos os componentes curriculares. Tais conteúdos serão postados semanalmente. No primeiro trimestre serão priorizadas as atividades correspondentes à carga horária devida de 2020. Os alunos que não têm acesso a internet, receberão o material impresso na sua unidade escolar.
“Estamos nos adaptando do melhor modo possível para viver nesta nova realidade e suas alterações em nosso cotidiano. É de extrema importância estarmos preparados para o retorno das atividades escolares, prezando, em primeiro lugar, pelo cuidado com a saúde de nossos alunos e profissionais, para prevenir a proliferação do vírus”, destacou a secretária da Educação, Marilene Pimenta.
Aulas presenciais sem data
Embora ainda sem data para as aulas presenciais, a Secretaria elaborou um protocolo sanitário e pedagógico para ser executado quando houver a liberação para o retorno presencial. Além de priorizar a segurança dentro do protocolo da saúde, também contribuirá para a reorganização das estratégias pedagógicas, formação dos professores e acolhimento socioemocional dos alunos e de seus familiares.