Carros em rodovia de Betim (MG)
Foto de arquivo/Rafael Moreira/Agenda Betim

Os proprietários de veículos começam a pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) nesta segunda-feira (21). A escala de vencimentos inicia por veículos de placas final 1 e 2, podendo ser pago em cota única ou parcelado em 3 vezes.

O pagamento poderá ser feito diretamente nos agentes arrecadadores (bancos credenciados e casas lotéricas), bastando utilizar o número do Renavam. Quem optar por quitar o imposto em cota única terá desconto de 3%.

Escala de pagamento IPVA 2022 em MG
Escala de pagamento IPVA 2022 – Foto: Gov. Minas/Divulgação

Os motoristas também devem ficar atentos ao vencimento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), no valor de R$ 135,95. O tributo deve ser pago até o dia 31 de março, independentemente da placa do veículo.

Consulta de valores

A consulta de valores do imposto (e também a emissão do Documento de Arrecadação) pode ser feita utilizando o número do Renavam, no site da SEF/MG (www.fazenda.mg.gov.br) ou pelo telefone 155. É possível ainda baixar o aplicativo IPVA-MG (para Android, IOS e Windows Phone). O aplicativo MGapp também tem a opção de consulta ao IPVA. 

 

Comunicar erro • Princípios editoriais