Trânsito intenso em avenida de Belo Horizonte
Foto: arquivo/Gil Leonardi/Imprensa MG

O Governo de Minas publicou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. A consulta dos valores do imposto pode ser feita utilizando o número do Renavam, no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) ou pelo telefone 155.

Em razão dos reflexos financeiros causados pela pandemia, o pagamento do IPVA, que costumava iniciar em janeiro, foi postergado para março. A escala de pagamentos começa no dia 21 e segue até 31 de maio. A guia pode ser paga em cota única (com 3% de desconto) ou parcelada em até três vezes.

Calendário de pagamento

Escala de pagamento IPVA 2022 em MG
Escala de pagamento IPVA 2022 – Foto: Gov. Minas/Divulgação

Para onde vai o imposto

O governo estadual espera arrecadar cerca de R$ 7,1 bilhões com o imposto deste ano, que será dividido assim: 40% vão para o caixa único do Estado, 40% são destinados aos municípios onde os veículos estão emplacados e 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). 

— Distribuição do IPVA

  • 40% – caixa do governo estadual;
  • 40% – municípios onde os veículos estão emplacados;
  • 20% – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb);

Consulta de valores

A consulta de valores do imposto (e também a emissão do Documento de Arrecadação) pode ser feita utilizando o número do Renavam, no site da SEF/MG (www.fazenda.mg.gov.br) ou pelo telefone 155. É possível ainda baixar o aplicativo IPVA-MG (para Android, IOS e Windows Phone). O aplicativo MGapp também tem a opção de consulta ao IPVA. 

Onde pagar o IPVA

Diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Mais BB, Banco Postal Brasileiro, Itaú e Santander), bastando informar o número do Renavam.

Taxa de licenciamento

Os motoristas devem ficar atentos ao vencimento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), no valor de R$ 135,95. O tributo deve ser pago até o dia 31 de março, independentemente da placa do veículo.

Assim como o IPVA, a TRLAV pode ser paga diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores, informando o número do Renavam. Também está disponível a emissão do Documento de Arrecadação pelo site da SEF. 

 

Comunicar erro • Princípios editoriais