A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nessa segunda-feira (19.fev), a primeira morte causada pela dengue em Betim. Trata-se de uma mulher, de 77 anos. A pasta ainda investiga a morte de uma outra moradora, de 30 anos. Esses dois óbitos já haviam sido anunciados pelo município no início do mês, no entanto, a prefeitura voltou atrás e colocou os casos sob investigação em seu boletim.

Desde o início do ano, foram 7.257 notificações de casos suspeitos em Betim, sendo 844 já confirmados através de exames. Dados da Vigilância Epidemiológica da cidade mostram que 55% das notificações foram em residentes do sexo feminino.

A regional Alterosas concentra 24% dos casos notificados, seguida por Imbiruçu (15%), Norte (15%), Teresópolis (12%) e Centro (11%).

Recentemente, a prefeitura lançou uma página especial em seu portal para monitoramento dos casos de arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, como o Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika).

Com o aumento nos atendimentos de pacientes com suspeita de dengue, a partir desta quarta-feira (21.fev), entra em operação o Centro AED, um espaço dentro do Hospital Regional que vai oferecer 30 pontos para hidratação venosa e funcionar durante todo o dia.

Mesmo com o reforço na estrutura de atendimento, a prefeitura recomenda que, em caso de sintomas como febre alta; dores de cabeça, atrás dos olhos e no corpo; manchas e erupções na pele; cansaço; náuseas e vômitos, a população procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.

Casos em MG

De acordo com um balanço divulgado nessa segunda-feira pela Secretaria Estadual de Saúde, Minas Gerais registrou 218.265 casos prováveis de dengue e 75.310 confirmados. São 19 mortes em decorrência de complicações causadas pela dengue e 122 em investigação. Esse número ainda não foi atualizado com o óbito reportado por Betim.

Nos casos de chikungunya, são 25.522 suspeitas da doença e 16.907 confirmações através de exames. Quatro pessoas morreram e outras 14 estão com a causa em investigação.

Como eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti:

— Lave os bebedouros de animais com bucha ou escova;

— Retire a água acumulada na área de serviço;

— Mantenha as garrafas e baldes virados pra baixo;

— Deixe o quintal sem lixo e entulho;

— Mantenha as lixeiras sempre tampadas;

— Tampe bem tonéis e caixas d’água;

— Os ralos internos, externos e calhas de chuva devem ser mantidos limpos;

— As lonas usadas para cobrir objetos devem ficar bem esticadas para evitar a formação de poças de água.

— Mantenha os reservatórios de água de ar-condicionado, geladeiras e umidificador vazios e secos;

— Fique atento com a bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água. Coloque-as em local coberto;

— Os ralos devem ser limpos e com aplicação de tela;

— Retire os pratinhos das plantas.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais