Centro Especializado contra a Dengue Betim
Centro de Acolhimento Especializado para Dengue (Centro AED) – Foto: PMB / Divulgação

A Prefeitura de Betim vai inaugurar, na próxima quarta-feira (21.fev), um centro para tratamento de pessoas sintomas de arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue e a chikungunya.

O espaço será aberto ao lado do ambulatório cirúrgico no Hospital Regional, com 30 pontos para hidratação venosa e capacidade para realizar até 200 atendimentos por dia. De acordo com a prefeitura, o Centro de Acolhimento Especializado para Dengue (Centro AED) funcionará por tempo indeterminado, com assistência 24 horas para pessoas com idade a partir de 13 anos.

O atendimento a crianças com até 12 anos que apresentam sinais clássicos de arboviroses continuará sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de referência.

UBS ainda é prioridade

Apesar da abertura desse centro específico para tratamento de pacientes com a dengue, a prefeitura reforça que, em caso de sintomas como febre alta; dores de cabeça, atrás dos olhos e no corpo; manchas e erupções na pele; cansaço; náuseas e vômitos, a população procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.

As 38 UBSs da cidade funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h (veja endereços). Os pacientes atendidos nas UBSs que tiverem necessidade de receber hidratação venosa serão encaminhados para o Centro AED.

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – de urgência e emergência -, que funcionam 24 horas, devem ser procuradas em casos de sintomas como dor abdominal intensa e sinais de sangramentos. Betim conta com quatro UPAs: Norte, Teresópolis, Alterosas, Guanabara e com o Pronto Atendimento do Hospital da Colônia Santa Isabel, no Citrolândia. O atendimento pediátrico de urgência para crianças com idade inferior a 13 anos é ofertado nas UPAs Alterosas, Teresópolis e Norte.

Balanço

Até quinta-feira (15.fev), a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 5.986 casos suspeitos de dengue e 180 de chikungunya. Três mortes por dengue estão em investigação, de acordo com a pasta.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais