Fachada da Defensoria Pública de Minas Gerais
Foto: DPMG

A Defensoria Pública de Minas Gerais encaminhou à Prefeitura de Betim e à Procuradoria-Geral do Município uma recomendação para que seja vetado o Projeto de Lei nº 229/2023, aprovado em regime de urgência na Câmara dos Vereadores na última terça-feira (11.jul), proibindo a participação de crianças e adolescentes em eventos LGBTQIA+.

A recomendação, encaminhada por meio das Coordenadorias Estratégicas em Tutela Coletiva e Estratégica de Defesa e Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes, também sugere que o Município elabore uma política pública de conscientização e promoção da cidadania, baseada no respeito à pluralidade e às diferenças, e voltada para a erradicação de todas as formas de discriminação, incluindo questões de diversidade, identidade de gênero e orientação sexual.

No documento, a Defensoria Pública destaca que o projeto de lei municipal foi iniciado por um membro do Poder Legislativo, o que invadiu a esfera de iniciativa privativa do Chefe do Executivo local. A proposta atribui e impõe deveres e funções fiscalizatórias aos órgãos da Administração Pública da cidade.

A iniciativa estabelece normas que violam o dever estatal de combater a discriminação e promover a dignidade da pessoa humana. Também descumpre as obrigações de construir uma sociedade livre, justa e solidária, fundamentada nos princípios da igualdade, cidadania e pluralismo.

A Defensoria Pública ressalta, na recomendação, a importância de agir preventivamente para garantir a liberdade de locomoção de crianças e adolescentes, bem como o direito à convivência comunitária. Além disso, destaca a necessidade de adotar medidas que assegurem a construção de um ambiente social baseado no pluralismo, na formação cidadã e no combate a todas as formas de discriminação.

Procurada pelo Agenda Betim, a Prefeitura de Betim informou que ainda não recebeu o projeto de lei.

Entenda

Na última terça-feira (11.jul), os vereadores aprovaram um Projeto de Lei (PL) que proíbe a participação de crianças e adolescentes em eventos LGBTQIA+ em Betim. O PL 229/2023 do vereador Layon Silva (Republicanos) foi aprovado em regime de urgência, o que dispensa votação em 2º turno, seguindo direto para sanção ou veto do prefeito Vittorio Medioli (sem partido). A 19ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Betim está programada para o fim do mês na região Central.

Em sua justificativa, o parlamentar disse, sem apresentar fundamentação, que crianças e adolescentes expostos a esses eventos podem apresentar “dificuldades em discernir aspectos da sexualidade humana”.

Aliança Nacional LGBTI+ de Betim, que é uma das organizadoras da Parada LGBTQIA+ na cidade, considerou o projeto “um retrocesso e um caminho perigoso que reforça ainda mais o preconceito”.

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Antes e depois da reforma da Pista Internacional de Bicicross Aquileu Franco do Amaral, no bairro Bueno Franco, em Betim (MG)

Após quase três anos fechada, pista de bicicross do Bueno Franco será reaberta

Atividades no local foram suspensas no início da pandemia, em 2020. Já no ano passado, a prefeitura iniciou uma reforma para refazer a pavimentação e alterar algumas curvas no circuito.
Queda de energia interrompe jogo do Mundial de Clubes de Vôlei no Poliesportivo Divino Braga, em Betim (MG)

Poliesportivo de Betim fica sem luz e jogo do Mundial de Clubes de Vôlei é interrompido

Trentino (ITA) e Paykan (IRA) duelam pela fase de grupos do campeonato
carteira de trabalho

Superintendência de Emprego de Betim abre seleção para 514 vagas

Há oportunidades em 54 cargos; Inscrições podem ser feitas pela internet ou presencialmente, até esta terça-feira (31.jan)
Rio Betim na Avenida Edmeia Mattos Lazzarotti

Cemaden alerta para risco de enchentes e inundações em Betim

Alerta, compartilhado pela Defesa Civil estadual, diz que há possibilidade de enchentes nos rios Betim e Paraopeba devido à previsão de chuva de intensidade moderada a forte.