Vereadores de Betim em reunião ordinária na Câmara
Foto: Jonathan Pires/Câmara de Betim

Os vereadores de Betim aprovaram por unanimidade, nessa terça-feira (11.jul), um projeto de lei (PL) que proíbe a participação de crianças e adolescentes em eventos LGBTQIA+ na cidade.

O PL (229/2023) do vereador Layon Silva (Republicanos) foi aprovado em regime de urgência e segue, agora, para sanção ou veto do prefeito Vittorio Medioli (sem partido). A 19ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Betim está programada para o fim do mês.

Em sua justificativa, o parlamentar disse que crianças e adolescentes expostos a esses eventos podem apresentar “dificuldades em discernir aspectos da sexualidade humana”.

Segundo o texto de Silva, “fica proibida a participação de crianças e adolescentes em Parada do Orgulho LGBTQIA+ ou qualquer evento público que tenha cunho de exibição de cenas erótico e/ou pornográficas, incentivo as drogas e intolerância religiosa”. O projeto determina, ainda, que a obrigação de garantir a ausência de menores de idade cabe aos “realizadores do evento, patrocinadores e pais ou responsáveis”.

O projeto não indica qual órgão deverá fiscalizar o cumprimento da determinação, mas estipula uma multa de R$ 10 mil “por hora de indevida exposição da criança ou adolescente ao ambiente impróprio”.

Vereador de Betim Layon Silva, do Republicanos
Layon Silva em reunião ordinária – Foto: Jonathan Pires/Câmara de Betim

Tramitação

O PL 229/2023 foi protocolado no dia 20 de junho. Uma semana depois recebeu os pareceres favoráveis das comissões de Legislação, Justiça e Redação e Finanças, Orçamento e Tomada de Contas. A comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude também deu parecer favorável ao projeto. A matéria entrou em discussão na 23ª Reunião Ordinária (11.jul.2023) da Câmara de Betim.

Como votou cada vereador

Pela aprovação do projeto (13)

— Adelio Carlos (PSC)

— Carlim Amigão (PTB)

— Gilson da Autoescola (Cidadania)

— Gregório Silva (SDD)

— Irani Maritaca (União)

— Layon Silva (Republicanos)

— Marquinhos Rodrigues (PV)

— Paulo Tekim (PL)

— Professor Alexandre Xeréu (SDD)

— Professor Wellington (PSC)

— Roberto da Quadra (Patriota)

— Rony Martins (Avante)

— Zezinho do Carmo (PTB)

Não votaram (7)

— Daniel Costa (PT)

— Dudu Braga (PV)

— Erasmo da Academia (PSD)

— Júnior Trabalhador (União)

— Klebinho Rezende (SDD)

— Léo Contador (União)

— Tiago Santana (PC do B)

Ausentes (3)

— Ângela Maria (Republicanos)

— Claudinho (PSD)

— Vitor Braz (Republicanos)

Reação

A Aliança Nacional LGBTI+ de Betim, que é uma das organizadoras da Parada LGBTQIA+ na cidade, considerou o projeto “um retrocesso e um caminho perigoso que reforça ainda mais o preconceito”.

“A decisão da Câmara de Betim é um retrocesso e um caminho perigoso que reforça ainda mais um preconceito, e bate de frente com nossos direitos e conquistas históricas que durante anos estamos lutando. Se trata de uma questão ideológica e religiosa que esconde o preconceito a comunidade LGBTQI+”.

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Bruno Cypriano, Cleusa Lara, Sandro Mansoldo e Claudio Arruda deixaram o comando de áreas importantes na Prefeitura de Betim

Veja quem deixa o governo Vittorio Medioli

Nomes importantes dessa gestão desembarcam do governo, como Bruno Cypriano, que ocupava o cargo de Procurador-Geral do Município, e Cláudio Arruda, secretário de Saúde.
Vereadores de Betim em reunião ordinária na Câmara

Projeto que proíbe venda e uso de fogos de artifício em Betim passa em 1º turno na Câmara

PL veda todos os artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso que ultrapassa 120 decibéis, mas abre exceção para os chamados fogos de vista, que produzem apenas efeitos visuais.
Portaria principal do Centro Administrativo da Prefeitura de Betim

Câmara aprova reajuste salarial de 4,65% para servidores de Betim

Projeto de lei de autoria do Executivo foi aprovado em regime de urgência, nesta quarta-feira (31.maio), e também é válido para cargos de primeiro escalão do governo municipal.
Vittorio Medioli em transmissão pela internet

Disputas internas desestabiliza prefeitura, e Medioli promete limpa no secretariado

Prefeito vai às redes para reclamar de membros do seu governo que estão buscando sucedê-lo. Medioli afirma que investiga casos de corrupção e “que tem muita coisa errada” na Saúde.