Fachada Casa da Cultura em Betim (MG)
Foto: PMB/Divulgação

Um dos principais espaços culturais de Betim completa hoje 36 anos de fundação. A Casa da Cultura Josephina Bento (Rua Padre Osório Braga, 18 – Centro) é responsável por manter viva a história da cidade. Nesta semana, uma programação especial vai celebrar a data. As atrações incluem apresentações musicais, uma aula aberta sobre o acervo do espaço e uma expedição noturna.

“A Casa da Cultura é um dos espaços de memória mais vívidos na história dos betinenses. Em seus 36 anos como espaço cultural, o local proporcionou à população diversos eventos artístico-culturais, sempre oferecendo um ambiente acolhedor de lazer, entretenimento e aprendizados para toda a família. E é assim, com fomento à cultura, que vamos celebrar mais um aniversário desse nosso patrimônio”, disse Bruna Ribeira, secretária municipal de Arte e Cultura, para o site da prefeitura.

Fachada da Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim (MG)
Casa da Cultura Josephina Bento – Foto: arquivo/Agenda Betim

O prédio foi construído por volta de 1711, no então Arraial Capela Nova, para servir de pousada para tropeiros, bandeirantes e sertanistas, que vinham de São Paulo com destino à Vila de Ouro. Além de pousada, na casa funcionava um comércio de secos e molhados. Em 1987, o local foi inaugurado como “Casa da Cultura Josephina Bento”, em homenagem a uma das mais antigas professoras da região. Dez anos mais tarde, o espaço foi tombado como Patrimônio Histórico-Cultural.

Programação de aniversário da Casa da Cultura

Segunda-feira (29.maio), às 19h: Apresentação da “Oficina de Estudos Viola” com o violeiro Zé Antônio e alunos, com apresentações de viola caipira, toques do berrante e dança da Catira.

Terça-feira (30.maio), às 19h: Aula aberta de História da Arte sobre o acervo da Casa da Cultura, com a professora, artista plástica e artesã, Fabiana Martini Lopes.

Quarta-feira (31.maio), às 19h: Apresentação do Coral Cantarilho.

Sexta-feira (2.jun), às 19h: Expedição Noturna – Análise arquitetônica e histórico-cultural da edificação da Casa da Cultura. Visita guiada pelo grupo de pesquisas Comarca.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais