Mensagem de cadastro para sistema de alertas de chuva em Betim
População pode enviar uma mensagem de texto (SMS) gratuita, informando o CEP, sem o hífen, para o número 40199 e aguardar a confirmação – Foto: PMB/Divulgação

A temporada de chuvas segue até o início do próximo ano em Minas Gerais. Esse período causa apreensão em moradores de áreas de risco, sobretudo aqueles que vivem próximos de encostas e cursos d’água. Por isso, é importante ficar atento aos alertas emitidos pelos institutos de meteorologia e órgãos governamentais.

A Defesa Civil de MG possui um serviço de alerta gratuito por mensagem de texto no telefone. Para se cadastrar para receber os avisos de chegada de chuvas que tenham potencial para causar transtornos, basta enviar uma SMS com o seu CEP (somente números) para 40199.

Os alertas incluem também orientações sobre outros eventos climáticos, como frio intenso, risco de enchentes e risco geológico, além de instruções para observação de encostas, dentre outras informações fornecidas pelos radares do órgão.

Alertas que podem ser enviados por SMS:

— Chegada de chuvas fortes;

— Frio intenso;

— Risco de enchentes;

— Risco geológico;

WhatsApp

Também é possível receber alertas pelo WhatsApp. O serviço começou a funcionar há duas semanas e é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Os interessados em receber o alerta devem se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611, ou por este link. Em seguida, é preciso interagir com um robô de atendimento – basta enviar um “Oi”. Após a primeira interação, a pessoa tem que informar sua localização atual ou escolher outra de interesse. O robô confirmará o desejo de receber os alertas e disponibilizará os termos de uso e política de privacidade, que regulamentam o projeto, para o aceite do usuário (Com Agência Brasil).

 

Comunicar erro • Princípios editoriais