A Superintendência de Defesa Civil em Betim implantou um sistema para alertar a população, por meio de mensagens SMS, sobre a chegada de chuvas que tenham potencial para causar transtornos.

Os alertas incluem também orientações sobre outros eventos climáticos, como frio intenso, risco de enchentes e risco geológico, além de instruções para observação de encostas, dentre outras informações fornecidas pelos radares do órgão. Segundo comunicado da prefeitura, o objetivo é “desenvolver uma cultura de prevenção, a fim de limitar os impactos dos desastres para a população, alertando sobre medidas de autoproteção e proteção comunitária”. 

Para receber os avisos, os interessados devem enviar uma mensagem de texto (SMS) gratuita, informando o CEP, sem o hífen, para o número 40199 e aguardar a confirmação. 

População pode enviar uma mensagem de texto (SMS) gratuita, informando o CEP, sem o hífen, para o número 40199 e aguardar a confirmação – Foto: PMB/Divulgação

“Uma vez identificado um alerta numa determinada região, a mensagem será enviada para os moradores da localidade, de acordo com o bairro em que a pessoa mora, por isso é importante informar o CEP”, explica o superintendente de Defesa Civil, Walfrido Lopes. 

Em janeiro deste ano, Betim sofreu diversos transtornos por causa dos volumes de chuva registrados. Com deslizamentos, alagamentos e transbordamento de rios, a cidade contabilizou mais de 9 mil desalojados, além de uma morte em decorrência dos eventos climáticos.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais