Mulher segura máscara
(Imagem Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC)

Em novo decreto publicado nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Betim alterou a determinação sobre o uso de máscaras em alguns ambientes fechados. A partir de segunda-feira (30), o equipamento volta a ser obrigatório nas unidades de ensino (educação infantil, fundamental e superior).

Desde o dia 4 de abril, o uso das máscaras foi dispensado em ambientes abertos na cidade. A flexibilização foi possível devido aos indicadores da doença, segundo justificou a prefeitura na época. A medida, no entanto, ainda segue obrigatória no transporte público e nas unidades de saúde.

Com o decreto 43.393, assinado pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido), as escolas públicas e privadas também devem exigir o uso da máscara aos alunos e profissionais. Segundo a prefeitura, a medida “busca impedir que as contaminações pela covid-19 voltem a crescer no município, visto que os registros aumentaram em várias cidades brasileiras”.

Ainda segundo a gestão municipal, outros fatores foram observados para a decisão, como o aumento das doenças respiratórias nesse período do ano e a baixa cobertura vacinal em determinadas faixas etárias para a gripe e a covid.

Fatores que levaram ao retorno da máscara em Betim:

  • Aumento de casos de covid em outras cidades brasileiras;
  • Ocorrências de doenças respiratórias nessa época do ano;
  • Baixa cobertura vacinal para gripe e covid em determinados grupos;

Até a última segunda-feira (23), apenas 54,1% das crianças com idade entre 5 e 11 anos haviam completado o esquema vacinal contra a covid. A imunização contra a influenza tem cobertura vacinal ainda mais baixa para esse grupo – 25,4%.

“Sabemos que os mais jovens, sobretudo as crianças, têm questões anatômicas que os tornam mais vulneráveis às doenças respiratórias, incluindo a covid-19. Com isso, existe, nesse público, um risco maior de complicações em decorrência dessas enfermidades na forma aguda”, explica o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares.

Farmácias

A obrigatoriedade do uso de máscaras também volta a valer nas dependências de farmácias e drogarias do município a partir de hoje (26). A prefeitura atendeu uma orientação do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, que recomendou incluir esses estabelecimentos ao rol de espaços que executam serviços de prestação à saúde – nos quais o uso obrigatório já havia sido mantido anteriormente.

Espaços com uso obrigatório de máscaras em Betim:

  • Transporte público;
  • Unidades de saúde;
  • Escolas (todos os níveis de ensino)[A partir de 30/05];
  • Farmácias e drogarias (desde 26/05);

 

Comunicar erro • Princípios editoriais