A violência sexual contra crianças e adolescentes, além de violar direitos humanos, constitui um grave problema de saúde pública. Tendo em vista a relevância dessa questão, a Prefeitura de Betim (PMB) promoverá, nesta terça-feira (17), o seminário Rede Intersetorial de Atenção a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual. O simpósio será realizado das 13h às 17h, na PUC Minas Betim, e terá coordenação da Diretoria Operacional da Saúde (DIOP) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com o apoio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES).

A ação é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, e tem como público-alvo trabalhadores das secretarias municipais de Saúde, da Educação e de Assistência Social; conselheiros tutelares e profissionais do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (16) [acesse aqui].

Segundo a Referência Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente, Fabrícia Pugedo, a programação inclui o debate de dois temas: atenção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual e cadeia de custódia. “Antes de abrirmos as mesas de debate, teremos um momento de poesia que vai nos remeter à inocência própria da infância e da adolescência, com a apresentação da Orquestra Jovem Ramacrisna”. 

Cartaz sobre seminário de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Foto: Divulgação/PMB

De acordo com a assistente social e Referência Técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes – vinculada à Semas -, Maria José Coelho, esse evento contribuirá para atualizar o protocolo municipal de atendimento às vítimas desse tipo de agressão. “É uma iniciativa de grande relevância, pois nos oferece a oportunidade de aprimorar conhecimentos, atualizar nosso protocolo de atendimento e, também, de fortalecer nosso vínculo como rede de proteção de crianças e adolescentes contra essa mal que rouba o melhor dessa importante etapa da vida”.

Seminário Rede Intersetorial de Atenção a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual
Quando: 17 de maio, das 13h às 17h 
Onde: PUC Minas Betim (Rua do Rosário, 1.081, bairro Angola)
Público-alvo: trabalhadores das secretarias municipais de Saúde, da Educação e de Assistência Social; conselheiros tutelares e profissionais do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

*Informações via Prefeitura Municipal.

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Guarda Municipal de Betim

Inscrições para concurso da Guarda Municipal de Betim terminam dia 23

São 60 vagas de guarda civil municipal, com salário de R$ 1.916,02 (e adicional de periculosidade de 30% sobre o vencimento)
Retirada de publicidade irrgular nas ruas de Betim

Ação de fiscalização remove publicidade irregular em ruas e avenidas de Betim

Operação chamada de ‘Betim Mais Limpa’ foi realizada pela Defesa Civil e Guarda Municipal
Sede do Ipremb

Ipremb determina retorno da prova de vida presencial

Suspenso há mais de dois anos, em razão da pandemia, prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas do Município continuarem recebendo os benefícios
Fernanda de Oliveira dos Anjos é a nova secretária de Saúde de Betim

Fernanda dos Anjos assume Secretaria de Saúde em Betim

A assistente social e especialista em saúde pública estava no cargo de secretária adjunta de Gestão da Saúde; Augusto Viana deixa a prefeitura para coordenar a campanha eleitoral de seu partido (PCdoB)
Conteúdo patrocinado: