Teatro Municipal Newton Amaral Franco em Betim (MG)
Teatro Municipal Newton Amaral Franco – Foto: PMB/Divulgação

Onze anos e três gestões municipais separam o início e a conclusão das obras do Teatro Newton Amaral Franco, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A programação de inauguração do espaço começa nesta quinta (31) e só termina no dia 6 de abril.

A construção do teatro começou em 2011, mas foram paralisadas no ano seguinte devido a indícios de fraude. Até então, de acordo com a própria prefeitura, haviam sido investidos 5 milhões na fundação do prédio. 

Somente em agosto de 2019 a obra foi retomada. Desde então, foram destinados mais R$ 2,4 milhões através de contrapartidas feitas entre o Município e empresas privadas. No fim de 2020, a prefeitura chegou a informar que as obras estavam avançadas e que a inauguração ocorreria ainda em 2021, o que não se concretizou.

Com capacidade de receber 410 pessoas – 246 a menos do que o projeto previsto inicialmente -, o teatro terá um palco de 335m², incluindo coxia e proscênio, e dois camarotes. Na área externa, um espaço multiuso possibilitará intervenções culturais.

“É um grande presente não só para a classe artística e toda sua cadeia produtiva, mas para a população betinense, pois também será um espaço para confraternizações, lazer, arte e cultura, que terá ampla programação contemplando, principalmente, o nosso artista betinense”, celebra o secretário municipal de Arte e Cultura, Gê Valadão.

Circuito Cultural

A inauguração Teatro Municipal Newton Amaral Franco reforça a vocação da região em polo cultural da cidade. Em 2021, uma lei tornou o entorno da praça mais conhecida de Betim no Complexo Cultural Villa-Lobos. Fazem parte deste roteiro a Casa da Cultura, a Capela (ainda em construção), uma cascata artificial, as esculturas de bronze e a primeira caixa d’água do município.

Programação inauguração do Teatro Municipal de Betim

31/03 (quinta-feira)

  • 19h: Cerimônia de entrega do teatro (aberta ao público);
  • 19h: Intervenções da Escola de Circo IEÊ;
  • 19h15: Apresentação da Orquestra Sinfônica de Betim;

01/04 (sexta-feira)

  • 19h: Apresentação Escola de Circo IEÊ;

02/04 (sábado)

  • 19h: Grupo de Dança Clícia Lizzí;

03/04 (domingo)

  • 10h: Projeto Circuito Canto Coral;
  • 20h: Peça teatral Irmã Cotinha – A missionária da alegria;

05/04 (terça-feira)

  • 19h: Peça teatral Circo no fundo do mar;

06/04 (quarta-feira)

  • 19h: Peça teatral Circo no fundo do mar.
Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Avenida Edmeia Matos Lazzarotti em Betim em um dia de chuva

Semana em Betim começa com muito frio e chuva isolada

A temperatura mínima estimada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este domingo é de 15ºC e a máxima não deve passar dos 28ºC
Entrega de vale-gás e vale-alimentação pelo Insituto Ramacrisna em Betim (MG)

Famílias de baixa renda na Grande BH recebem vale-alimentação e vale-gás

A ação social, realizada pelo Instituto Ramacrisna com o apoio da Petrobras, vai beneficiar 1,3 mil famílias em Betim, Sarzedo e Ibirité
Fachada da SETER Betim

Com início imediato, Seter faz seleção para 260 vagas de trabalho em Betim

Seleção presencial acontece na sede da superintendência somente nesta quarta-feira (18); As oportunidades são para áreas da construção pesada e terraplenagem
Miss Betim Gay

Inscrições para o 6º Miss Betim Gay vão até dia 20 de junho

A coroação está prevista para acontecer no dia 30 de julho, ainda sem local definido
Conteúdo patrocinado: