Onze anos e três gestões municipais separam o início e a conclusão das obras do Teatro Newton Amaral Franco, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A programação de inauguração do espaço começa nesta quinta (31) e só termina no dia 6 de abril.
A construção do teatro começou em 2011, mas foram paralisadas no ano seguinte devido a indícios de fraude. Até então, de acordo com a própria prefeitura, haviam sido investidos 5 milhões na fundação do prédio.
Somente em agosto de 2019 a obra foi retomada. Desde então, foram destinados mais R$ 2,4 milhões através de contrapartidas feitas entre o Município e empresas privadas. No fim de 2020, a prefeitura chegou a informar que as obras estavam avançadas e que a inauguração ocorreria ainda em 2021, o que não se concretizou.
Com capacidade de receber 410 pessoas – 246 a menos do que o projeto previsto inicialmente -, o teatro terá um palco de 335m², incluindo coxia e proscênio, e dois camarotes. Na área externa, um espaço multiuso possibilitará intervenções culturais.
“É um grande presente não só para a classe artística e toda sua cadeia produtiva, mas para a população betinense, pois também será um espaço para confraternizações, lazer, arte e cultura, que terá ampla programação contemplando, principalmente, o nosso artista betinense”, celebra o secretário municipal de Arte e Cultura, Gê Valadão.
Circuito Cultural
A inauguração Teatro Municipal Newton Amaral Franco reforça a vocação da região em polo cultural da cidade. Em 2021, uma lei tornou o entorno da praça mais conhecida de Betim no Complexo Cultural Villa-Lobos. Fazem parte deste roteiro a Casa da Cultura, a Capela (ainda em construção), uma cascata artificial, as esculturas de bronze e a primeira caixa d’água do município.
Programação inauguração do Teatro Municipal de Betim
31/03 (quinta-feira)
- 19h: Cerimônia de entrega do teatro (aberta ao público);
- 19h: Intervenções da Escola de Circo IEÊ;
- 19h15: Apresentação da Orquestra Sinfônica de Betim;
01/04 (sexta-feira)
- 19h: Apresentação Escola de Circo IEÊ;
02/04 (sábado)
- 19h: Grupo de Dança Clícia Lizzí;
03/04 (domingo)
- 10h: Projeto Circuito Canto Coral;
- 20h: Peça teatral Irmã Cotinha – A missionária da alegria;
05/04 (terça-feira)
- 19h: Peça teatral Circo no fundo do mar;
06/04 (quarta-feira)
- 19h: Peça teatral Circo no fundo do mar.