Censa Betim fica localizado na rodovia Fernão Dias em Betim
Imagem reprodução/Street View

Em razão do aumento explosivo de casos de covid neste mês de janeiro e a presença da variante ômicron no país, o Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção (Censa), instituição responsável por atender pessoas com deficiência intelectual, adotou novas medidas preventivas para garantir a segurança dos seus educandos e colaboradores, como a suspensão das visitas e licenças terapêuticas até o dia 3 de março.

A psicóloga e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, destaca que a decisão pelo isolamento dos educandos se deu após uma reunião entre os integrantes do GEPA – Grupo de Estudos do Planejamento do Atendimento –  composto por toda a equipe transdisciplinar a instituição.

“Essa medida não foi pautada apenas pelas comorbidades e diagnóstico dos nossos internos, mas também pelo comportamento deles, que levam as mãos à boca e ao rosto o tempo todo. Então, se eles saírem com frequência ou se ficarmos abertos para que outras pessoas, inclusive famílias de outras regiões, visitem os educandos, existe a possibilidade de facilitarmos a entrada da Ômicron. O nosso maior esforço é justamente proteger todos que convivem diariamente aqui dentro”, explica.

Medidas adotadas pelo CENSA Betim até dia 3/03/2022:

– Visitas e licenças terapêuticas ficam suspensas, sendo substituídas por telefonemas liberados a critério da família;

– Caso já exista uma programação de saída até o dia 03 de março e a família não queira cancelar, o educando deve retornar ao CENSA somente após o período determinado do isolamento;

– Se o educando já estiver em casa, o seu retorno ao CENSA será avaliado caso a caso, a depender da possibilidade de conseguir realizar testes rápidos de detecção imediatamente antes do retorno, sem cobertura do convênio médico, se for o caso;

– Saídas para consultas e exames eletivos serão cancelados e remarcados, exceto urgência e emergência;

– O uso de máscara é obrigatório dentro da instituição para todos os funcionários;

– Funcionários com sintomas gripais, a depender da gravidade, são orientados a procurar a urgência médica e isolamento domiciliar.

Natália Costa ressalta que, além das ações práticas, a capacitação dos colaboradores é constante na instituição. “Estamos treinando todos os nossos parceiros com medidas de prevenção, como o uso de álcool em gel 70º, higienização constante das mãos dos educandos e o afastamento social. Estamos nos dedicando ao máximo para evitar quaisquer tipos de riscos para todos que trabalham e convivem conosco”, conclui.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais