Censa Betim fica localizado na rodovia Fernão Dias em Betim
Imagem reprodução/Street View

Em razão do aumento explosivo de casos de covid neste mês de janeiro e a presença da variante ômicron no país, o Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção (Censa), instituição responsável por atender pessoas com deficiência intelectual, adotou novas medidas preventivas para garantir a segurança dos seus educandos e colaboradores, como a suspensão das visitas e licenças terapêuticas até o dia 3 de março.

A psicóloga e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, destaca que a decisão pelo isolamento dos educandos se deu após uma reunião entre os integrantes do GEPA – Grupo de Estudos do Planejamento do Atendimento –  composto por toda a equipe transdisciplinar a instituição.

“Essa medida não foi pautada apenas pelas comorbidades e diagnóstico dos nossos internos, mas também pelo comportamento deles, que levam as mãos à boca e ao rosto o tempo todo. Então, se eles saírem com frequência ou se ficarmos abertos para que outras pessoas, inclusive famílias de outras regiões, visitem os educandos, existe a possibilidade de facilitarmos a entrada da Ômicron. O nosso maior esforço é justamente proteger todos que convivem diariamente aqui dentro”, explica.

Medidas adotadas pelo CENSA Betim até dia 3/03/2022:

– Visitas e licenças terapêuticas ficam suspensas, sendo substituídas por telefonemas liberados a critério da família;

– Caso já exista uma programação de saída até o dia 03 de março e a família não queira cancelar, o educando deve retornar ao CENSA somente após o período determinado do isolamento;

– Se o educando já estiver em casa, o seu retorno ao CENSA será avaliado caso a caso, a depender da possibilidade de conseguir realizar testes rápidos de detecção imediatamente antes do retorno, sem cobertura do convênio médico, se for o caso;

– Saídas para consultas e exames eletivos serão cancelados e remarcados, exceto urgência e emergência;

– O uso de máscara é obrigatório dentro da instituição para todos os funcionários;

– Funcionários com sintomas gripais, a depender da gravidade, são orientados a procurar a urgência médica e isolamento domiciliar.

Natália Costa ressalta que, além das ações práticas, a capacitação dos colaboradores é constante na instituição. “Estamos treinando todos os nossos parceiros com medidas de prevenção, como o uso de álcool em gel 70º, higienização constante das mãos dos educandos e o afastamento social. Estamos nos dedicando ao máximo para evitar quaisquer tipos de riscos para todos que trabalham e convivem conosco”, conclui.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Vista aérea sobre a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, região Central de Betim (MG)

Frente fria pode provocar chuvas isoladas ainda nesta semana em Betim

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta, até as 10h de quinta-feira, para ‘chuvas intensas’.
Entrada principal do Centro Administrativo da Prefeitura de Betim

IPTU 2024: Saiba como emitir a guia de pagamento do imposto

Contribuintes podem fazer a emissão do boleto pela internet, no portal da prefeitura, ou presencialmente na sede administrativa.
Mosquito Aedes aegypti

Betim confirma uma morte por dengue em 2024

Confirmação aconteceu nessa segunda-feira (19.fev). Outro óbito está em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde.
Cascata artificial próximo à Praça Milton Campos, em Betim. Ao fundo, Casa da Cultura de Betim. Sobre a imagem: 2024.

Calendário 2024 de feriados e pontos facultativos em Betim

Neste ano, serão 12 dias de feriado e 11 de ponto facultativo, de acordo com o calendário oficial de Betim. Veja datas.