Fachada de Unidade Básica de Saúde em Betim
Foto: PMB/Divulgação

A Prefeitura de Betim informou, na tarde desta quarta-feira (5), que irá ampliar o quadro de pediatras e clínicos nas unidades de saúde do município. O motivo é o aumento na procura por atendimentos clínicos.

Segundo comunicado, as equipes de Saúde da Família irão priorizar o atendimento de pacientes com sintomas gripais. O quadro médico de clínicos e de pediatras será ampliado nas unidade de pronto-atendimento (UPAs) do Teresópolis e Guanabara. Já no Hospital Regional, o município disse que aumentou os leitos clínicos respiratórios de pediatria de dez para 28.

Segundo o secretário de Assistência em Saúde, Hilton Soares, o atendimento de pessoas com sintomas gripais será priorizado nas UBS para desafogar a demanda nas UPAs.

“O reforço do atendimento faz parte do plano de contingenciamento que foi acionado pela Secretaria Municipal de Saúde em razão do aumento da procura nas unidades de saúde de usuários sintomáticos respiratórios. A secretaria segue monitorando a demanda nas unidades de saúde e outras ações poderão ser tomadas caso seja necessário,” disse.

Uma variante do vírus da influenza, chamada de H3N2, vem provocando um aumento nos atendimentos médicos em todo o país desde o fim do ano passado.

Embora a vacina disponível na rede pública não seja a específica para a nova cepa, a imunização contra outros tipos de gripe contribui para a redução dos atendimentos hospitalares, mas os postos de saúde já não possuem estoque da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde disse que o município pediu novas remessas e aguarda o envio pelo Governo de Minas. A Secretaria Estadual de Saúde ainda não retornou nosso contato.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Vista parcial do bairro Jardim da Cidade, em Betim (MG)

Cota única do IPTU em Betim vence na próxima terça

Desconto para pagamento à vista, em cota única, é de 8%. Proprietários de imóveis também podem parcelar o imposto em duas e oito vezes, com vencimentos a partir do dia 8 de março.
Frame de vídeo de monitoramento na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, em Betim

Previsão do tempo: chuva continua nos próximos dias em Betim

Somente no bairro Senhora de Fátima, na regional Alterosas, o acumulado de chuva neste sábado foi de 24mm. Inmet mantém alerta para chuvas intensas.
Pré-Carnaval de Betim 2024

Carnaval 2024: Betim adota ponto facultativo na data

Muita gente tem dúvidas sobre a data ser considerada feriado ou dia útil. Na administração pública, somente serviços considerados essenciais vão funcionar. No setor privado, cada empresa tem autonomia para definir suas regras.
Agentes de combate a endemias em Betim (MG)

Inscrições de processo seletivo para agentes de saúde em Betim começam dia 10

Município pretende contratar 109 agentes comunitários de saúde, 110 agentes de combate às endemias e dez supervisores de campo. Os vencimentos são de R$ 2.824 e R$ 3.051,84.