Fachada de Unidade Básica de Saúde em Betim
Foto: PMB/Divulgação

A Prefeitura de Betim informou, na tarde desta quarta-feira (5), que irá ampliar o quadro de pediatras e clínicos nas unidades de saúde do município. O motivo é o aumento na procura por atendimentos clínicos.

Segundo comunicado, as equipes de Saúde da Família irão priorizar o atendimento de pacientes com sintomas gripais. O quadro médico de clínicos e de pediatras será ampliado nas unidade de pronto-atendimento (UPAs) do Teresópolis e Guanabara. Já no Hospital Regional, o município disse que aumentou os leitos clínicos respiratórios de pediatria de dez para 28.

Segundo o secretário de Assistência em Saúde, Hilton Soares, o atendimento de pessoas com sintomas gripais será priorizado nas UBS para desafogar a demanda nas UPAs.

“O reforço do atendimento faz parte do plano de contingenciamento que foi acionado pela Secretaria Municipal de Saúde em razão do aumento da procura nas unidades de saúde de usuários sintomáticos respiratórios. A secretaria segue monitorando a demanda nas unidades de saúde e outras ações poderão ser tomadas caso seja necessário,” disse.

Uma variante do vírus da influenza, chamada de H3N2, vem provocando um aumento nos atendimentos médicos em todo o país desde o fim do ano passado.

Embora a vacina disponível na rede pública não seja a específica para a nova cepa, a imunização contra outros tipos de gripe contribui para a redução dos atendimentos hospitalares, mas os postos de saúde já não possuem estoque da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde disse que o município pediu novas remessas e aguarda o envio pelo Governo de Minas. A Secretaria Estadual de Saúde ainda não retornou nosso contato.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais