Bandeira LGBT
(Imagem Marcello Camargo/Agência Brasil)

A 2ª Jornada da Diversidade LGBTQIA+ teve sua programação divulgada na última quarta-feira (24) pela Prefeitura de Betim. A programação especial, que será realizada entre os dias 1º e 8 de dezembro, terá a participação de várias personalidades representantes do movimento LGBTQIA+, em especial a vereadora Duda Salabert, dentre várias outras atividades.

A Jornada da Diversidade teve sua primeira edição em 2019 e contou com a presença da atriz Walkiria La Roche. Neste ano, as ações seguem abordando demandas importantes, mas abrangem, também, novos temas, como a ampliação da empregabilidade e a divulgação de serviços públicos voltados para a comunidade. Também não ficarão fora dos debates assuntos como direitos e conquistas, representatividade e identidade de gênero, desafios dos LGBTs na cultura, no esporte e na política, além da celebração do Orgulho LGBTQIA+.

Uma das novidades desta edição será a blitz de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que contará com orientações e distribuição de preservativos. A mobilização, que abre o cronograma da jornada, ocorrerá no dia 1°, às 16h, na Praça do Encontro (entre as avenidas Edmeia Matos Lazzarotti e Juiz Marco Túlio Isaac).

VEJA TAMBÉM:

Dentre as atividades de destaque da Jornada está a Roda de Conversa Quebrando o Tabu, que, neste ano, tem como tema “Representatividade Faz Diferença”. A presença especial desta edição é a vereadora Duda Salabert, que será a anfitriã do debate. A atividade é aberta ao público, que pode interagir diretamente na conversa.

A presidenta do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual LGBTI, Leônidas Ferraz, ressalta a importância do debate para a sociedade. “A começar pelas trans, que não são respeitadas em aspectos mínimos, como não serem chamadas pelos nomes sociais. Elas ainda enfrentam problemas na utilização de banheiros, uma vez que são poucos os estabelecimentos preparados para recebê-las. A dificuldade de estar no mercado de trabalho também é muito pertinente, por isso a Jornada abordará o tema da ampliação da empregabilidade ”.

Convidados
Primeira mulher trans a ser eleita vereadora em Belo Horizonte, Duda Salabert Rosa é também professora de literatura, ambientalista e mãe. Ela recebeu mais de 37.000 votos, que fizeram de Duda a vereadora mais votada no pleito de 2020.

Gregory Rodrigues Roque de Souza é bacharel em teologia, graduado em História e pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Planejamento Educacional e Políticas Públicas. É o atual coordenador de comunicação das alianças estadual e nacional LGBTQIA+.

Confira a programação
01 de dezembro, quarta-feira

16h – Abertura da Jornada da Diversidade LGBTQIA+
Blitz de prevenção e sensibilização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos.
Participação: Wandera Jhones, Elektra, Leondete Ferraz e DJ Carlinhos .
Local: Praça do Encontro – Av. Edmeia Matos Lazaroti com Av. Juiz Marco Túlio Isaac.

06 de dezembro, segunda-feira
09h30 – Formação e empregabilidade da população LGBTQIA+, com programação especial durante todo o dia.
Local: Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda – rua Tito Pedrosa, 55, Angola.
Transmissão ao vivo no canal oficial da Prefeitura de Betim no YouTube (acesse aqui).

08 de dezembro, quarta-feira
19h* – Roda de conversa “Quebrando o Tabu: Representatividade Faz Diferença”.
Participação especial da vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert e do historiador e coordenador da Aliança LGBT Minas Gerais, Gregory Rodrigues.
Apresentação: Márcio Antunes, Jornalista.
Cantora: Carol Rodrigues.
Local: auditório Ady Rosa de Freitas, Centro Administrativo João Paulo II – rua Pará de Minas, 640, Brasiléia.
Transmissão ao vivo no canal oficial da Prefeitura de Betim no YouTube (acesse aqui).

*Horário alterado de 16h para 19h.

*Informações via Prefeitura Municipal.

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
torneira em cozinha

Betim e outras 6 cidades da Grande BH ficam sem água neste domingo

Por falta de energia, Copasa vai suspender o abastecimento em bairros de Betim, Brumadinho, Ibirité, Igarapé, Mario Campos, São Joaquim de Bicas e Sarzedo; Serviço deverá ser normalizado no decorrer da noite
Atletas vencem Copa Mais Ação de vôlei feminino -

Betim: equipe sub-16 de vôlei feminino vence Copa Mais Ação

Campeonato foi disputado na última quinta-feira (12), em Belo Horizonte
São Paulo - Pessoa em situação de rua dorme na rua São Luís, região central

Campanha do Agasalho em Betim começa na 2ª; veja pontos de doação

Ação foi antecipada em razão da forte onda de frio que atingiu a cidade. Serão beneficiadas pessoas que estão em situação de rua e/ou vulnerabilidade social
Avenida Edmeia Matos Lazzarotti em Betim em um dia de chuva

Semana em Betim começa com muito frio e chuva isolada

A temperatura mínima estimada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este domingo é de 15ºC e a máxima não deve passar dos 28ºC
Conteúdo patrocinado: