A Campanha de Vacinação Antirrábica em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, terá início no sábado (25). Para atender os cães e gatos de toda a população, a prefeitura da cidade organizou um cronograma com postos de vacinação distribuídos nas dez regionais do município.
Podem receber a imunização cães e gatos a partir dos 3 meses de idade e em bom estado de saúde. As fêmeas prenhas também podem receber a vacina. A campanha vai até o dia 23 de outubro. O cronograma com as datas e locais da vacinação, por bairro, pode ser acessado no site da prefeitura.
No sábado (25), será o Dia D nas gerências regionais Centro, Alterosas, Norte, Vianópolis, Teresópolis, Citrolândia, Imbiruçu e PTB. A vacinação ocorrerá em diversos postos, das 9h às 16h. Para essas regiões, a campanha ocorre também de segunda a sexta-feira, a partir de 27 de setembro, e segue até o dia 22 de outubro, das 9h às 16h30.
Nas regionais Icaivera e Petrovale, que são menos populosas, a vacinação será realizada apenas em um único sábado. No Icaivera, o dia D será em 2 de outubro, das 9h às 15h. Já no Pretrovale, será no dia 23 de outubro, das 9h às 17h.
Campanha de Vacinação Antirrábica 2021 para Cães e Gatos
Dia D
– Gerências regionais Centro, Alterosas, Norte, Vianópolis, Teresópolis, Citrolândia, Ibiruçu e PTB
Sábado, 25/9, das 9h às 17h
– Regional Icaivera
Sábado, 2/10, das 9h às 16h
– Regional Petrovale
Sábado, 23/10, das 9h às 17h
Durante os dias das semanas
– Gerências regionais Centro, Alterosas, Norte, Vianópolis, Teresópolis, Citrolândia, Imbiruçu e PTB;
De 27 de setembro a 22 de outubro
De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Locais de vacinação
– Regional Centro
– Regional Alterosas
– Regional Norte
– Regionais Vianópolis, Teresópolis e Citrolândia
– Regional Imbiruçu
– Regionais PTB, Petrovale e Icaivera
A doença
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordida, podendo ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura desses animais. Cães e gatos com suspeita de raiva apresentam sintomas como salivação espessa e excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas, além de alterações de comportamento, como agressividade, auto-ataque, cansaço e reclusão em locais escuros.
Em casos suspeitos de infecção por raiva em cães e gatos domésticos, a população pode acionar o Centro de Controle de Zoonoses Endemias (CCZE) pelo telefone 3594-5424. Uma equipe do CCZE fará a observação do animal na residência. Se a suspeita for referente a um animal de rua, ele será recolhido para observação clínica na sede da unidade.
Humanos que sofrerem agressão de animais com suspeita de raiva devem procurar rapidamente o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Vale ressaltar que a raiva é uma doença letal.