Teste rápido covid coronavirus (Imagem PMB Divulgação)
(Imagem Arquivo/PMB/Divulgação)
Teste rápido covid coronavirus (Imagem PMB Divulgação)
(Imagem Arquivo/PMB/Divulgação)

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou novos procedimentos para o controle das ocorrências de Covid-19 no município. As medidas estão regulamentadas pela Portaria nº 214 (Órgão Oficial nº 2217 – 18/08/2021, PDF).

Além dos dispositivos comuns a todos os funcionários, o documento conta, também, com protocolos elaborados especialmente para os profissionais da educação, principalmente para os que atuam nas unidades escolares de Betim. Eles terão, a partir de segunda-feira (23), o auxílio do Centro de Controle Pandêmico e de Sintomas no Sistema de Educação de Betim (CCPSSE), uma força-tarefa especial criada para garantir acolhimento e orientação passo a passo para aqueles trabalhadores que apresentarem sintomas gripais.

De acordo com a Portaria, o servidor municipal – que não estiver no quadro da Educação – que apresentar sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, cansaço, dentre outros comuns de quadros gripais, deverá procurar imediatamente os serviços de saúde. Em seguida, o funcionário deverá  encaminhar o atestado médico para a chefia imediata, que passará o documento aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) para análise e convalidação. Se o atestado assinalar prazo de afastamento, o servidor deverá comprovar em um prazo de até três dias a realização de exame para detecção da covid-19 (PCR ou testes sorológicos) e, conforme o resultado, se afastar temporariamente das funções ou não.

Centro de Controle Pandêmico

A garantia da retomada segura das aulas presenciais na rede pública municipal, tanto para alunos quanto para profissionais, motivou a criação de uma equipe de saúde multidisciplinar, convocada especialmente para cuidar do atendimento, do acolhimento e do acompanhamento dos servidores da Secretaria Municipal da Educação que apresentem sintomas gripais.

O CCPSSE será responsável por realizar desde consulta médica em domicílio e aplicação de testes até o monitoramento dos protocolos sanitários em escolas, dentre outras incumbências determinadas pela Portaria. A partir do acompanhamento de cada caso, a equipe orientará os próximos procedimentos.

Diferentemente do fluxo para servidores de outras pastas da gestão municipal, os da Educação deverão encaminhar atestados, testes e/ou pedir orientações e auxílios diretamente para o Centro, por contato telefônico e por aplicativo de mensagens. A partir de segunda (23), o CCPSSE poderá ser acionado por esses servidores pelo número 3593-1900.

“Todos os cuidados estão voltados para um diagnóstico precoce. Especialmente no ambiente escolar, é importante detectar de imediato se a suspeita é, de fato, covid-19 ou não, para ampliarmos as condições de segurança. Portanto, a partir do momento em que o trabalhador da educação apresentar algum sintoma, deverá entrar em contato com o Centro de Controle”, destacou o prefeito Vittorio Medioli (sem partido), em uma transmissão pelas redes sociais.

 “Essa é mais uma medida que compõe um conjunto de ações que já vêm sendo realizadas desde o início de nosso enfrentamento à pandemia. Construímos um grande programa que irá atender especialmente os trabalhadores da educação. No momento, a principal prioridade é o retorno seguro das aulas presenciais da rede municipal”, destacou o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, que participou da transmissão ao lado do prefeito.

Conteúdo via Prefeitura Municipal.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais