Teste rápido covid coronavirus (Imagem PMB Divulgação)
(Imagem Arquivo/PMB/Divulgação)
Teste rápido covid coronavirus (Imagem PMB Divulgação)
(Imagem Arquivo/PMB/Divulgação)

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou novos procedimentos para o controle das ocorrências de Covid-19 no município. As medidas estão regulamentadas pela Portaria nº 214 (Órgão Oficial nº 2217 – 18/08/2021, PDF).

Além dos dispositivos comuns a todos os funcionários, o documento conta, também, com protocolos elaborados especialmente para os profissionais da educação, principalmente para os que atuam nas unidades escolares de Betim. Eles terão, a partir de segunda-feira (23), o auxílio do Centro de Controle Pandêmico e de Sintomas no Sistema de Educação de Betim (CCPSSE), uma força-tarefa especial criada para garantir acolhimento e orientação passo a passo para aqueles trabalhadores que apresentarem sintomas gripais.

De acordo com a Portaria, o servidor municipal – que não estiver no quadro da Educação – que apresentar sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, cansaço, dentre outros comuns de quadros gripais, deverá procurar imediatamente os serviços de saúde. Em seguida, o funcionário deverá  encaminhar o atestado médico para a chefia imediata, que passará o documento aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) para análise e convalidação. Se o atestado assinalar prazo de afastamento, o servidor deverá comprovar em um prazo de até três dias a realização de exame para detecção da covid-19 (PCR ou testes sorológicos) e, conforme o resultado, se afastar temporariamente das funções ou não.

Centro de Controle Pandêmico

A garantia da retomada segura das aulas presenciais na rede pública municipal, tanto para alunos quanto para profissionais, motivou a criação de uma equipe de saúde multidisciplinar, convocada especialmente para cuidar do atendimento, do acolhimento e do acompanhamento dos servidores da Secretaria Municipal da Educação que apresentem sintomas gripais.

O CCPSSE será responsável por realizar desde consulta médica em domicílio e aplicação de testes até o monitoramento dos protocolos sanitários em escolas, dentre outras incumbências determinadas pela Portaria. A partir do acompanhamento de cada caso, a equipe orientará os próximos procedimentos.

Diferentemente do fluxo para servidores de outras pastas da gestão municipal, os da Educação deverão encaminhar atestados, testes e/ou pedir orientações e auxílios diretamente para o Centro, por contato telefônico e por aplicativo de mensagens. A partir de segunda (23), o CCPSSE poderá ser acionado por esses servidores pelo número 3593-1900.

“Todos os cuidados estão voltados para um diagnóstico precoce. Especialmente no ambiente escolar, é importante detectar de imediato se a suspeita é, de fato, covid-19 ou não, para ampliarmos as condições de segurança. Portanto, a partir do momento em que o trabalhador da educação apresentar algum sintoma, deverá entrar em contato com o Centro de Controle”, destacou o prefeito Vittorio Medioli (sem partido), em uma transmissão pelas redes sociais.

 “Essa é mais uma medida que compõe um conjunto de ações que já vêm sendo realizadas desde o início de nosso enfrentamento à pandemia. Construímos um grande programa que irá atender especialmente os trabalhadores da educação. No momento, a principal prioridade é o retorno seguro das aulas presenciais da rede municipal”, destacou o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, que participou da transmissão ao lado do prefeito.

Conteúdo via Prefeitura Municipal.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Agentes de combate a endemias em Betim (MG)

Inscrições de processo seletivo para agentes de saúde em Betim começam dia 10

Município pretende contratar 109 agentes comunitários de saúde, 110 agentes de combate às endemias e dez supervisores de campo. Os vencimentos são de R$ 2.824 e R$ 3.051,84.
Frame de vídeo de monitoramento na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, em Betim

Previsão do tempo: chuva continua nos próximos dias em Betim

Somente no bairro Senhora de Fátima, na regional Alterosas, o acumulado de chuva neste sábado foi de 24mm. Inmet mantém alerta para chuvas intensas.
CTPS Carteira de Trabalho

Seter faz seleção para mais de 280 vagas de trabalho em Betim

Processo seletivo será feito presencialmente, nesta terça-feira (20.fev), na sede da superintendência; Candidatos devem apresentar documento de identificação com foto, currículo atualizado e a carteira de trabalho (impressa ou digital).
Mosquito Aedes aegypti

Betim confirma uma morte por dengue em 2024

Confirmação aconteceu nessa segunda-feira (19.fev). Outro óbito está em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde.