Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, identificou que são realizados, por mês, 400 pedidos de atendimentos falsos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O número representa 10% das ligações recebidas no município.
Em razão disso, a partir desta terça-feira (13), começa uma campanha pelas redes sociais da prefeitura para sensibilizar a população acerca da gravidade dessas zombarias. “Normalmente, as ligações são feitas por crianças e facilmente identificadas como trote, mas isso não deixa de ser grave, porque temos uma linha ocupada enquanto alguém que está realmente precisando de um suporte urgente tenta pedir socorro e não consegue”, pontua o gerente do Samu, Nick Douglas dos Reis.
O diretor de Urgência e Emergência da Saúde, Wesley Vieira Andrade, comenta que o contexto da pandemia da covid-19 não diminuiu o percentual mensal de ocorrência de trotes. “Apesar de muitas famílias estarem por um período maior em casa, o que poderia, em tese, evitar trotes feitos por crianças, a média mensal de ocorrências ao longo de 2020 (10% do total de ligações recebidas) tem se mantido de janeiro a junho deste ano”. Ele salienta que já houve casos de deslocamentos desnecessários de equipes em função de trotes.