A Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, informou que o Hospital de Campanha não receberá novos pacientes com a Covid-19 a partir desta sexta-feira (9). Todos os atendimentos serão concentrados no Cecovid-4, localizado no Hospital Materno-infantil.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Augusto Viana, a decisão foi tomada com base nos indicadores epidemiológicos da doença no município, na baixa da taxa de ocupação dos leitos clínicos e no avanço da vacinação.
— O município possui uma rede de saúde pública ampla e bem estruturada, com capacidade para atender os casos leves de Covid-19. Os pacientes não ficarão desassistidos e aqueles casos que agravarem serão atendidos no Cecovid-4, que continua em funcionamento, no Centro Materno Infantil, com 130 leitos de UTI ativos, afirmou Viana.
A unidade começou a operar em abril do ano passado, em um espaço de 2 mil m² no Clube da Fiat, no bairro Jardim Petrópolis, com capacidade instalada de 115 leitos de enfermaria. Atualmente, está com apenas 30 leitos ativos.
Segundo a prefeitura, nos 14 meses de funcionamento, 2.254 pessoas foram atendidas . Durante o pico de casos da pandemia, essa unidade chegou a ter 90 leitos ativos, com 88 pacientes internados e taxa de ocupação 98%.