Acompanhe a seguir um resumo com as principais notícias da última semana em Betim. Fique informado sobre a onda roxa do Minas Consciente, a prorrogação do período de solicitação do kit merenda, e as últimas atualizações da pandemia.
Todo domingo fazemos um resumo com os principais assuntos abordados durante a semana aqui no Agenda Betim. Você também pode nos acompanhar nas redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube).
Projeto ambiental
No dia Mundial da Água (22/03), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), lançou um projeto que visa cadastrar, georreferenciar e caracterizar todas as nascentes de água do município. O projeto busca criar um banco de dados que permita a elaboração de projetos de reabilitação, licenciamento ambiental e determinação de uso e ocupação do solo, fornecendo informações essenciais para a base de dados do Sistema de Informação Geográfica (Sisgeo) da prefeitura.
Serão investidos, ao longo dos 12 meses de execução do projeto, R$ 200 mil oriundos de emenda parlamentar. “Será uma ação grandiosa. Com os dados coletados, vamos fazer um planejamento de educação ambiental para que a própria população nos ajude na preservação dessas áreas. Vamos mudar o mapa hidrológico de Betim”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu.
Kit alimentação
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) prorrogou até dia 7 de abril o período de manifestação de interesse ao kit alimentação, que será distribuído a partir do dia 13 de abril aos alunos matriculados na rede municipal de ensino de Betim.
O cadastro online deve ser feito no site da Secretaria (www.semed.betim.mg.gov.br). A solicitação presencial, para as famílias que não têm acesso à internet, poderá ser feita nos dias 5, 6 e 7 de abril nas dez regionais administrativas.
O kit alimentação é uma alternativa à merenda escolar, que deixou de ser oferecida em razão da suspensão das aulas presenciais, ainda no ano passado.
Solidariedade
Em um momento difícil como este que vivemos por causa da pandemia, duas entidades reconhecidas por seus trabalhos sociais em Betim iniciam campanhas de arrecadação de alimentos para ajudar famílias necessitadas.
O Salão do Encontro, que atua em Betim, Belo Horizonte e Vespasiano, retomou a campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene, para serem doados à famílias de comunidades atendidas pela instituição.
E nesta segunda-feira (29), a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv), lança a campanha Viralizando o Amor. O projeto busca unir toda a sociedade betinense em prol do amparo às pessoas que passam por necessidades nesse momento de pandemia, por meio de doações de alimentos não-perecíveis, itens limpeza e de higiene pessoal.
Onda Roxa
A Prefeitura de Betim prorrogou até o dia 5 de abril, o prazo de vigência do decreto nº 42.602, que restringe o funcionamento de serviços não essenciais na cidade, além de outras exigências, para conter a disseminação do novo coronavírus.
E mesmo com as atividades comerciais suspensas desde o dia 17 de março, o transporte público continua superlotado nos horários de pico. Um vídeo circulou pelas redes sociais, nesta semana, denunciando a situação na linha 53 (Capelinha-Hospital Regional), que partia do centro de Betim.
Pandemia
A semana marcou a data em que Betim completou 1 ano das primeiras confirmações da Covid-19. Agora, vivendo um momento crítico, com hospitais lotados e número recorde de mortes em decorrência da doença, as autoridades correm para conseguir ativar mais leitos de UTI.
Apenas nos 26 dias de março, Betim contabiliza 130 mortes em decorrência da Covid-19, chegando a 601 vítimas desde o início da pandemia. Os casos confirmados no período chegaram a 2.182 (20.191 no total). A ocupação nos dois hospitais destinados ao tratamento de pacientes com a doença está acima de 90%, mesmo após ampliações na capacidade de atendimento.
E buscando desafogar os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento de Betim, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu abrir nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos sábados e domingos, das 8h às 18h, para atendimento de pacientes com problemas leves de saúde, inclusive sintomas de covid-19, além de pequenas urgências.
Em uma transmissão nas redes sociais, o prefeito Vittorio Medioli (PSD), pediu que a população continue os cuidados de prevenção, e fez um alerta para os mais jovens. “Morreram esses dias jovens de 26 anos, de 35 anos. Tem criança de 6, 7 anos que está hospitalizada. Portanto, não tem ninguém que se safe. Cada um tem que tomar todos os cuidados de prevenção possíveis”, disse.