Fiscalização ocorreu em todas as regionais da cidade (Imagem SECOM/PMB)

Outros 66 estabelecimentos foram notificados na cidade

A Vigilância Sanitária de Betim divulgou balanço de fiscalizações feitas na cidade até o dia 7 de abril. Segundo o órgão, foram orientados mais de 500 estabelecimentos, tanto presencialmente durante as ações, quanto por telefone e e-mail.

Foram realizadas 2 interdições cautelares de produtos irregulares e  fechados 82 estabelecimentos. A maioria das denúncias se refere à falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI),  falta de higiene e venda irregular de produtos.

As ações de fiscalização são feitas desde o Decreto de Calamidade publicado no dia 22 de março. As empresas com permissão para funcionar são orientadas quanto às normas sanitárias obrigatórias para a continuidade das atividades. Os estabelecimentos que não oferecem serviços considerados essenciais, que favorecem aglomerações ou que não estão cumprindo as orientações estabelecidas no decreto, podem ser fechados.

Nos dias 23, 24 e 25 de março e 1 e 3 de abril, a Vigilância realizou ações em conjunto com a Guarda Municipal e a Superintendência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-Betim) nos principais corredores comerciais de todas as regionais. Nessas ações, 75 estabelecimentos sofreram intervenção administrativa, pois não havia permissão de funcionamento e 66 foram notificados a se adequar segundo as normas sanitárias estabelecidas pela prefeitura para conter a disseminação do coronavírus.

Diretor de Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta pede que as pessoas também contribuam para conter o avanço da covid-19 em Betim.

“Estamos percorrendo toda a cidade fazendo as fiscalizações, orientando os comerciantes, prestadores de serviço e indústrias, e até fechando estabelecimentos que não cumprem as normas. Mas precisamos que as pessoas também nos ajudem, evitem  aglomerações, mantenham uma distância de pelo menos dois metros em qualquer lugar, lavem as mãos com frequência e utilizem o álcool gel ou líquido para higienizar mãos e objetos”, explica.

VEJA MAIS: Minas Gerais registra 15 mortes por covid-19

Denúncias

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia sobre o funcionamento de irregular de estabelecimentos ou sobre o não cumprimento das normas estabelecidas no Decreto Municipal Nº 42.030, de 22 de março de 2020. Basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, por meio dos telefones 3512-3453 / 3512 3454, ou via e-mail faleouvidoria@betim.mg.gov.br ou ainda, no portal da prefeitura http://www.betim.mg.gov.br/acessoouvidoria/

Foram registradas 429 denúncias, sendo  272 já verificadas.  Foram realizadas 2 interdições cautelares de produtos irregulares e fechados 82 estabelecimentos. A maioria das denúncias se refere à falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI),  falta de higiene e venda irregular de produtos.

Fiscalização ocorreu em todas as regionais da cidade (Imagem SECOM/PMB)

 

Comunicar erro • Princípios editoriais