Aplicativo Betim Sem Dengue (Arte Agenda Betim Google Play)

A Prefeitura de Betim lançou na última semana o aplicativo “Betim Sem Dengue”. Essa é a primeira ferramenta digital do município na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O aplicativo é gratuito e poderá ser baixado nas lojas virtuais nas versões para Android ou iOS. O projeto foi desenvolvido sem custos para a prefeitura, em parceria com a empresa Ivory, provedora de soluções tecnológicas com sede em Betim.

Com o “Betim Sem Dengue”,a prefeitura terá a ajuda da população para identificar os locais com maior incidência de focos do Aedes aegypti. Ao ver um lugar que possa ser criadouro do mosquito, o cidadão poderá fazer o registro fotográfico pelo aplicativo, indicando o tipo do criadouro encontrado. Em tempo real, esta informação, juntamente com a localização de onde a foto foi tirada, será enviada para o setor de geoprocessamento da prefeitura.

A partir do levantamento dos dados, será feito o mapa de calor da infestação do mosquito no município, identificando as áreas de maior incidência de focos. E serão desenvolvidas estratégias de ação e mobilização das equipes de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e das demais secretarias e superintendências que compõem o Comitê Municipal de Enfrentamento Contra a Dengue.

VEJA MAIS: As últimas notícias em Betim

Para o secretário de Saúde, Guilherme Carvalho, “o aplicativo Betim Sem Dengue reforça nosso compromisso em buscar soluções inovadoras para, em conjunto com a população, buscarmos medidas para eliminar os focos do mosquito em nossa cidade”.

O aplicativo é mais um passo para tornar Betim uma Cidade Inteligente. O desenvolvimento dessa nova tecnologia vai permitir a coparticipação da população nas ações de combate à dengue. “A criação do aplicativo, sem custos para a prefeitura, é um reforço grande no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e um avanço para as políticas públicas de saúde. A plataforma é exemplo ao aliar tecnologia voltada para ações de promoção, prevenção e educação em saúde”, destaca o prefeito de Betim, Vitorio Mediolli.

A ideia da ferramenta surgiu com as equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Superintendência de Tecnologia e Informação, que buscaram parceria com a empresa Ivory. O seu desenvolvimento contou com o suporte técnico da vigilância epidemiológica e do setor de geoprocessamento. O layout e a identidade visual foram aprovados pela Secretaria Municipal de Comunicação.

Tecnologia a serviço do cidadão

A criação do aplicativo “Betim Sem Dengue” é considerada como o primeiro resultado prático da parceria entre a administração municipal e o Capítulo Betim da SingularityUniversity (SU Betim). A parceria foi firmada oficialmente em outubro último. A proposta é reunir empresariado, entidades de classe, instituições de ensino, lideranças comunitárias e religiosas, autoridades e cidadãos interessados em ajudar neste movimento voluntário para estimular o uso das tecnologias exponenciais na solução de problemas reais das comunidades, como a dengue.

Para o diretor da Ivory, Daniel Vidigal, a parceria resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que vai trazer benefícios para a comunidade. “Somos especialistas neste tipo de solução, mas não havíamos firmado nenhuma parceria que resultasse em um benefício para a comunidade e enxergamos essa oportunidade em ajudar. Com a expertise que temos com soluções tecnológicas corporativas, podemos agregar muito em nossa comunidade. E é importante reforçar que estamos desenvolvendo uma solução que precisa muito da ajuda da população”, avalia Vidigal.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais