Também estamos nas redes sociais

Hi, what are you looking for?

Betim

Aulas em Betim estão suspensas

As aulas da rede municipal em Betim estão suspensas desde a última quarta-feira, 18. A decisão acompanha a recomendação do Governo de Minas e se estenderá por tempo indeterminado.

Um decreto publicado na edição do último dia 17, do Diário Oficial do município com as seguintes medidas emergenciais, válidas para os próximos 15 dias:

– suspensão dos atendimentos presenciais na Superintendência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor – PROCON;

– suspensão dos atendimentos presenciais no Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb), salvo casos excepcionais, mediante agendamento prévio via telefone;

 – suspensão das visitas aos abrigos de crianças e adolescentes, aos albergues e às Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI), bem como das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e daqueles serviços vinculados com o município de Betim por meio de Organização da Sociedade Civil (OSC).

– ficam parcialmente suspensos os demais serviços da Assistência Social do município de Betim, que serão realizados por meio de agendamento na Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Superintendência de Programas Sociais/Bolsa Família, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher (CREAM), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), Banco de Alimento e Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (CAAPD).

– suspensão dos eventos públicos e orientação para que os particulares também sejam suspensos, incluindo as atividades em templos religiosos.

– nos próximos 30 dias, a Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (COMOVEEC) não abrirá nenhuma nova solicitação para alvará de eventos na cidade;

– suspensão das atividades realizadas nos Centros Populares de Cultura – CPC’s;

– suspensão das atividades do Programa Viva o Esporte/Ramacrisna e fechamento dos complexos esportivos, Horto Municipal, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Petrovale e pista de bicicross. Orientação para que os eventos esportivos realizados por particulares também sejam suspensos. 

– nas unidades de saúde, a recomendação é que os idosos não sejam acompanhantes e não façam visitas a quaisquer pacientes;

– o servidor público que apresentar os sintomas da doença infecciosa viral respiratória, causada pelo agente coronavírus, ficará dispensado de comparecer ao seu órgão ou entidade de trabalho, pelo período de até 07 (sete) dias, exceto os servidores do quadro setorial da Saúde e da Segurança Pública;

– os servidores públicos que tiverem idade igual ou superior a 60 anos, poderão realizar trabalho remoto – a partir de casa – enquanto perdurar o estado de emergência causado pelo coronavírus, exceto os servidores do quadro setorial da Saúde e da Segurança Pública.

A Secretaria Municipal de Saúde está em alerta e investigando todos os casos suspeitos de coronavírus, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde (MS).  Todo paciente que chega às unidades de saúde do município com quadro suspeito, apresentando sintomas de doenças respiratórias e que tenha relato de viagem para locais com circulação do coronavírus ou de contato com outro paciente suspeito ou confirmado, terá o atendimento garantido seguindo os protocolos assistenciais elaborados conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde. Pelo decreto de emergência, pacientes que apresentem sintomas do coronavírus podem ser obrigados a realizar exames de laboratório e tratamento médico. A secretaria está acompanhando a investigação dos casos suspeitos junto com as autoridades de saúde do Ministério e Estado.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, até a manhã desta segunda-feira, 16, foram notificados 13 casos suspeitos de COVID-19 em Betim. E dois casos já foram descartados para a doença.

Casos de COVID-19 em moradores de Betim:

•            em investigação: 13

•            confirmados: 0

•            descartados: 2

Os dados são parciais e estão atualizados até 16 de março de 2020, sujeitos à revisão e à alteração. Esclarecemos que pode haver diferença entre os números apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim, devido ao processo de avaliação que é dinâmico e ao horário diário de fechamento de dados.

A Prefeitura de Betim pede que as pessoas se informem sobre a doença em fontes oficiais seguras: sites e redes sociais do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura de Betim. E pede que a população evite propagar informações incorretas oriundas de fake news, por meio de whatsapp e outras redes sociais.

A prefeitura ressalta sobre a importância dos cuidados de higiene pessoal para evitar o contágio e a transmissão de doenças respiratórias.

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão , usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos, escova de dente, maquiagem.

– Evitar contato próximo com pessoas doentes.

– Evitar locais com aglomeração de pessoas quando estiver doente.

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com o antebraço ou um lenço de papel e jogá-lo no lixo.

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Continue lendo

Betim

Desde o início da pandemia, Betim registra 200 mortes em decorrência da Covid-19

Betim

Entre os casos ativos, 168 pessoas fazem isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde e outras 18 seguem internadas na rede pública

Betim

Segundo a prefeitura de Betim, queda no número diário de atendimentos motivou decisão de encerrar serviço

Betim

Entre os casos ativos, 222 estão em acompanhamento pela Secretaria Municipal de Saúde e outros 16 estão internados na rede pública

Publicidade