Em meio a rumores que haverá desabastecimento na região metropolitana, devido ao rompimento da barragem da Vale, em Brumandinho, a Copasa emitiu nota esclarecendo que não há risco na região metropolitana de Belo Horizonte.

A captação de água no rio Paraopeba está suspensa desde janeiro, quando a Mina do Feijão se rompeu em Brumadinho. O volume total do sistema Paraopeba é de 75,0%; sendo que a represa do Rio Manso está com 75,0%; Serra Azul com 70,0%; e Várzea das Flores com 86,4%

Nota na íntegra:

A Copasa esclarece à população que não há risco iminente de colapso hídrico para o abastecimento da capital e dos municípios atendidos pela Companhia na RMBH, apesar da interrupção da captação no rio Paraopeba desde o rompimento da barragem da Mina do Feijão, no dia 25 de janeiro de 2019. O abastecimento está sendo feito pelas represas do Rio Manso, Serra Azul e Várzea das Flores e pelo rio das Velhas.

Os gráficos disponíveis no site da Copasa mostram que as três represas do Sistema Paraopeba estavam, em março de 2014, com 68,7% de volume acumulado, chegando a 26,2% após 1 ano e meio, em setembro de 2015, ainda sem risco de desabastecimento, em decorrência do andamento da obra de captação do rio Paraopeba. Com a implantação dessa obra, em dezembro de 2015, o volume acumulado nos primeiros seis meses passou para 58,8%. No final de março/2019 este volume estava em 75,4%.

Assim, as três represas e o rio das Velhas estão com plena capacidade para atender a população, por pelo menos um ano e meio, inclusive durante os períodos de estiagem 2019/2020, podendo se estender, dependendo do volume de chuvas.

Hoje (10/04), o volume total do sistema Paraopeba é de 75,0%; sendo que a represa do Rio Manso está com 75,0%; Serra Azul com 70,0%; e Várzea das Flores com 86,4%. A situação diária do volume dos reservatórios da RMBH pode ser consultada, no site: http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/abastecimento-de-agua/nivel-dos-reservatorios.

Cumpre ainda informar que a Copasa está buscando junto à VALE a implantação de alternativas para evitar o risco futuro de desabastecimento.

LINKS RÁPIDOS:

Especial entretenimento

Serviços

(Imagem Reprodução Wikipedia)

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Fachada Casa da Cultura em Betim (MG)

Programação especial celebra os 36 anos da Casa da Cultura Josephina Bento

As atrações incluem apresentações musicais, uma aula aberta sobre o acervo do espaço e uma expedição noturna.
Cartela Mega-Sena Loteria

Aposta feita em Betim leva R$ 37,4 milhões na Mega-Sena

Bilhete simples de R$ 4,50 foi feito em uma lotérica do São Caetano. As dezenas sorteadas foram: 37, 39, 47, 50, 59, 60.
Fachada da nova UBS Cidade Verde, em Betim (MG)

Nova UBS Cidade Verde entra em operação nesta segunda-feira

Unidade Básica de Saúde vai servir de referência para sete mil pessoas no Cidade Verde, Arquipélago Verde, Jardim Casa Branca, Morada do trevo e Riviera.
Vista região central de Betim (MG)

Frente fria derruba temperaturas em Betim no fim de semana

Defesa Civil emite alerta sobre possibilidade de chuva fraca a moderada com ventania.