Vista aérea sobre a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, região Central de Betim (MG)
(Imagem: Arquivo / Reprodução / Facebook / PMB)

Betim é uma cidade conhecida por seu forte setor industrial, mas isso não significa que não existam lugares interessantes para conhecer nela. Se você procura o que fazer em Betim, selecionamos 5 atrações que merecem sua visita.

Para conhecer um pouco mais da história dos principais pontos turísticos de Betim, clique aqui.

1. Conjunto Arquitetônico Santa Isabel

Foto: PMB/Divulgação

O Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Isabel foi construído no período entre 1922 e 1931, com a finalidade de abrigar e tratar os enfermos de hanseníase. Desde a época de sua edificação até a metade da década de 1980, funcionava restritamente à enfermos, agentes de saúde, religiosos e familiares de enfermos.

O patrimônio arquitetônico da Colônia abriga o Portal, o Cine-Teatro Glória, o sistema de alto-falante, as ruínas do antigo pavilhão, o campo de futebol e os clubes Minas e União.  Em 2000, a Colônia tem seu conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Histórico-Cultural.

A arte, cultura, religiosidade, esporte, lazer e entretenimento estão presentes ainda na vida da Colônia Santa Isabel, podendo se destacar o futebol do Minas União Clube e também, o Coral Tangarás de Santa Izabel. Em 2005, o Cine-Teatro Glória, o coreto e o salão de festas foram restaurados e foi implantado um Centro Popular de Cultura (CPC), e uma biblioteca.

Onde fica: Bairro Citrolândia

2. Casa da Cultura

A Casa da Cultura Josephina Bento foi construída por volta de 1711. Sua finalidade inicial era servir de pousada para tropeiros, bandeirantes e sertanistas, que vinham de São Paulo com destino à Vila de Ouro. Além de pousada, na casa funcionava um comércio de secos e molhados. Existem indícios que a apontam como a primeira construção de Betim.

Em 1985, a casa foi desapropriada pela Prefeitura. No ano seguinte, iniciaram-se as obras de restauração. Em 1987, ela foi inaugurada como “Casa da Cultura Josephina Bento”, em homenagem a uma das mais antigas professoras da região.

Em 1997, a casa foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural e é  hoje o local onde se realiza os principais eventos culturais de Betim, tais como: exposições individuais e coletivas de artistas plástico, lançamento de livros, apresentações musicais, palestras, dentre outros. Além disso, dentro da casa está exposto um significativo acervo, reunido peças da história do município e do Estado, fazendo dela um espaço de conservação da memória betinense.

Onde fica: Rua Padre Osório Braga, 18 – Centro – Betim, MG.

Telefone: (31) 3532-2911

Bônus – Fica próximo da região: Praça Milton Campos e Teatro Municipal.

3. Feira Bem Popular

No final de abril, Betim ganhou uma feira no centro da cidade que funciona aos sábados na Avenida JK entre a rua Rio de Janeiro e Avenida Amazonas. São cerca de 300 barracas que oferecem ao público de tudo um pouco: roupas, calçados, acessórios, artesanato e produtos de hortifrutigranjeiro, dentre outros. Além disso, há praça de alimentação e apresentações culturais.

No meio da semana a feira funciona somente no canteiro central.

Onde fica: Av. JK entre Av Amazonas e rua Rio de Janeiro, no centro.

4. Praça do Encontro

Inaugurada em 2018, a Praça do Encontro fica localizada no encontro das avenidas Edmeia Matos Lazzarotti e Juiz Marco Túlio Isaac, no Centro de Betim. A praça, que se integra com a pista de caminhada de uma das avenidas, possui playground e equipamentos de ginástica. Uma cascata também faz parte do paisagismo do local.

Bônus – Fica próximo da região: Pista de skate, Horto Municipal, Ginásio Poliesportivo e o Parque Natural Felisberto Neves.

Imagem: Reprodução/Facebook/PMB

5. Museu Municipal Paulo Araújo Moreira Gontijo 

Em 1998 o prédio foi Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, passando por uma arrojada reforma e transformando-se em 2002 no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo.

Várias peças constituem o acervo deste museu, como a Carta de Sesmaria, concedida a Joseph Rodrigues Betim em 1711, jornais de 1969 com matérias que retratam o começo do crescimento da cidade, moedas de 1924, moedor de carne de 1920 e um diploma de conclusão do Grupo Escolar, de 1935, entre outras. Todas as peças foram doadas por moradores da cidade.

O museu Paulo Araújo Moreira Gontijo se tornou um espaço dinâmico para a cidade. Nele são realizadas várias exposições de artistas locais, lançamentos de livros, apresentações teatrais e musicais, enfim, é um espaço para eventos culturais.

Onde fica: Av. Governador Valadares, 115, centro.

Telefone: (31) 3532-9124

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 09h às 18h

Gostou da nossa seleção de atrações para visitar em Betim? Cite nos comentários seus lugares preferidos para passear na cidade.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais