Vista aérea sobre a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, região Central de Betim (MG)
(Imagem: Arquivo / Reprodução / Facebook / PMB)

Betim é uma cidade conhecida por seu forte setor industrial, mas isso não significa que não existam lugares interessantes para conhecer nela. Se você procura o que fazer em Betim, selecionamos 5 atrações que merecem sua visita.

Para conhecer um pouco mais da história dos principais pontos turísticos de Betim, clique aqui.

1. Conjunto Arquitetônico Santa Isabel

Monumento Colônia Santa Isabel em Betim
Foto: PMB/Divulgação

O Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Isabel foi construído no período entre 1922 e 1931, com a finalidade de abrigar e tratar os enfermos de hanseníase. Desde a época de sua edificação até a metade da década de 1980, funcionava restritamente à enfermos, agentes de saúde, religiosos e familiares de enfermos.

O patrimônio arquitetônico da Colônia abriga o Portal, o Cine-Teatro Glória, o sistema de alto-falante, as ruínas do antigo pavilhão, o campo de futebol e os clubes Minas e União.  Em 2000, a Colônia tem seu conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Histórico-Cultural.

A arte, cultura, religiosidade, esporte, lazer e entretenimento estão presentes ainda na vida da Colônia Santa Isabel, podendo se destacar o futebol do Minas União Clube e também, o Coral Tangarás de Santa Izabel. Em 2005, o Cine-Teatro Glória, o coreto e o salão de festas foram restaurados e foi implantado um Centro Popular de Cultura (CPC), e uma biblioteca.

Onde fica: Bairro Citrolândia

2. Casa da Cultura

A Casa da Cultura Josephina Bento foi construída por volta de 1711. Sua finalidade inicial era servir de pousada para tropeiros, bandeirantes e sertanistas, que vinham de São Paulo com destino à Vila de Ouro. Além de pousada, na casa funcionava um comércio de secos e molhados. Existem indícios que a apontam como a primeira construção de Betim.

Em 1985, a casa foi desapropriada pela Prefeitura. No ano seguinte, iniciaram-se as obras de restauração. Em 1987, ela foi inaugurada como “Casa da Cultura Josephina Bento”, em homenagem a uma das mais antigas professoras da região.

Em 1997, a casa foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural e é  hoje o local onde se realiza os principais eventos culturais de Betim, tais como: exposições individuais e coletivas de artistas plástico, lançamento de livros, apresentações musicais, palestras, dentre outros. Além disso, dentro da casa está exposto um significativo acervo, reunido peças da história do município e do Estado, fazendo dela um espaço de conservação da memória betinense.

Onde fica: Rua Padre Osório Braga, 18 – Centro – Betim, MG.

Telefone: (31) 3532-2911

Bônus – Fica próximo da região: Praça Milton Campos e Teatro Municipal.

3. Feira Bem Popular

No final de abril, Betim ganhou uma feira no centro da cidade que funciona aos sábados na Avenida JK entre a rua Rio de Janeiro e Avenida Amazonas. São cerca de 300 barracas que oferecem ao público de tudo um pouco: roupas, calçados, acessórios, artesanato e produtos de hortifrutigranjeiro, dentre outros. Além disso, há praça de alimentação e apresentações culturais.

No meio da semana a feira funciona somente no canteiro central.

Onde fica: Av. JK entre Av Amazonas e rua Rio de Janeiro, no centro.

4. Praça do Encontro

Inaugurada em 2018, a Praça do Encontro fica localizada no encontro das avenidas Edmeia Matos Lazzarotti e Juiz Marco Túlio Isaac, no Centro de Betim. A praça, que se integra com a pista de caminhada de uma das avenidas, possui playground e equipamentos de ginástica. Uma cascata também faz parte do paisagismo do local.

Bônus – Fica próximo da região: Pista de skate, Horto Municipal, Ginásio Poliesportivo e o Parque Natural Felisberto Neves.

Praça do Encontro Betim
Imagem: Reprodução/Facebook/PMB

5. Museu Municipal Paulo Araújo Moreira Gontijo 

Em 1998 o prédio foi Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, passando por uma arrojada reforma e transformando-se em 2002 no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo.

Várias peças constituem o acervo deste museu, como a Carta de Sesmaria, concedida a Joseph Rodrigues Betim em 1711, jornais de 1969 com matérias que retratam o começo do crescimento da cidade, moedas de 1924, moedor de carne de 1920 e um diploma de conclusão do Grupo Escolar, de 1935, entre outras. Todas as peças foram doadas por moradores da cidade.

O museu Paulo Araújo Moreira Gontijo se tornou um espaço dinâmico para a cidade. Nele são realizadas várias exposições de artistas locais, lançamentos de livros, apresentações teatrais e musicais, enfim, é um espaço para eventos culturais.

Onde fica: Av. Governador Valadares, 115, centro.

Telefone: (31) 3532-9124

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 09h às 18h

Gostou da nossa seleção de atrações para visitar em Betim? Cite nos comentários seus lugares preferidos para passear na cidade.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais