Logo Agenda Betim

A Casa da Cultura está com uma programação especial nesta semana em comemoração dos seus 30 anos.

Na sexta-feira, 26/05 a partir das 18h haverá apresentações da Orquestra Sinfônica de Betim, Coral das escolas municipais de Betim, Coral da Apromiv, Coral Kaentrenós.

No sábado, 27/05 a partir das 19h haverá o espetáculo Pavão Misterioso (Grupo Teatro Circular) e Balé “A Bela e a Fera” com participação dos alunos dos CPCs (Cia de Balé Geviana)

No domingo, 28/05 a partir das 15h haverá shows com Dudu Mendes e George Israel convida Leoni.

Maiores informações na página da Funarbe no Facebook.

História da Casa da Cultura

A Casa da Cultura Josephina Bento foi construída por volta de 1711. Sua finalidade inicial era servir de pousada para tropeiros, bandeirantes e sertanistas, que vinham de São Paulo com destino à Vila de Ouro. Além de pousada, na casa funcionava um comércio de secos e molhados. Existem indícios que a apontam como a primeira construção de Betim.

Em 1985, a casa foi desapropriada pela Prefeitura. No ano seguinte, iniciaram-se as obras de restauração. Em 1987, ela foi inaugurada como “Casa da Cultura Josephina Bento”, em homenagem a uma das mais antigas professoras da região.

Em 1997, a casa foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural e é hoje o local onde se realiza os principais eventos culturais de Betim, tais como: exposições individuais e coletivas de artistas plástico, lançamento de livros, apresentações musicais, palestras, dentre outros. Além disso, dentro da casa está exposto um significativo acervo, reunido peças da história do município e do Estado, fazendo dela um espaço de conservação da memória betinense.

Onde fica: Rua Padre Osório Braga, 18 – Centro – Betim, MG.

Telefone: (31) 3532-2911

 

Comunicar erro • Princípios editoriais