Casa da Cultura em Betim
Foto: PMB

Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente terá uma programação especial durante todo o mês na Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim. O artista Eliandro Rodrigues propõe ressignificar o lixo e transformar sucatas e materiais reciclados em arte. As peças criadas por ele podem ser vistas, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, durante todo o mês.

“A questão do descarte tem sido o centro de muitas discussões sobre o cuidado com o meio ambiente. Por meio de meu trabalho, mostro que o lixo e materiais recicláveis também podem ser transformados em arte”, comenta Eliandro Rodrigues.

O artista conta ainda que seu talento para trabalhar com sucatas surgiu quando ainda era criança. “Eu mesmo criava e construía os meus próprios brinquedos, com peças interessantes que recolhia nas ruas. Mas só há cerca de quatro anos, quando pude comprar uma máquina de solda, é que comecei a realizar meu sonho de criar minhas peças artísticas com sucata. É importante dizer que cada peça confeccionada é única”, declara.

“Ver beleza e poesia em tudo é realmente um dom que os artistas têm. Mas, além da beleza e da criatividade da exposição do nosso artista, a mostra também nos faz refletir sobre a necessidade de preservar os recursos naturais e cuidar do descarte de resíduos”, salienta o secretário municipal de Arte e Cultura, Gê Rodrigues.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais