Betim iniciou, nesta semana, a testagem de gestantes para covid-19. A ação segue as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. Os testes RT-qPCR estão sendo solicitados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante consulta de pré-natal, para todas as gestantes, no período indicado para rastreamento – 37ª e 38ª semana de gravidez. Estão cadastradas no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIGSS) da Rede SUS Betim, atualmente, cerca de 1.550 gestantes.
De acordo com a referência técnica em saúde da mulher de Betim, Elizângela Souza, a coleta de RT-qPCR está sendo feita em dez UBSs. O agendamento do teste leva em conta a unidade mais próxima da residência da gestante para facilitar seu deslocamento. “O rastreamento da covid-19 está indicado a todas gestantes, mesmo as que já contraíram o coronavírus antes ou durante a gravidez. Além disso, as que necessitarem de internação por indicações obstétricas, de tratamento clínico ou que, por algum motivo, não realizaram a coleta do exame no período indicado para rastreamento serão submetidas à testagem na maternidade”.
A referência técnica reforça, também, a importância de manter os cuidados em relação à prevenção da infecção durante a gravidez, considerando o maior risco de evolução para quadros graves.
Gestantes com sintomas gripais
A paciente grávida, em qualquer período de gestação, que apresentar sintomas leves de gripe deve se dirigir à UBS de referência para avaliação do quadro e encaminhamento para a testagem, se necessário.
*Informações via Prefeitura Municipal.