teste laboratório de covid-19
(Imagem Pedro Gontijo – Imprensa MG)

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde desta sexta-feira (15), boletim epidemiológico sobre a situação da Covid-19.

De acordo com o boletim municipal, Betim registrou 3.638 casos notificados como síndrome gripal, que significa pessoas com os mesmos sintomas da covid-19, porém, sem comprovação de exames laboratoriais. Outros 844 casos foram descartados após exames.

No boletim da Secretaria Municipal, ainda não constam os 8 novos casos confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), na manhã desta sexta (15).

  • 3.638 casos notificados como síndrome gripal
  • 844 casos descartados para covid-19
  • 37 casos confirmados (20 recuperados, 12 em acompanhamento, 2 internados, 3 óbitos)

Entre os 37 casos confirmados, a Secretaria informou que 20 casos já estão curados, outros 12 estão em isolamento domiciliar, 2 pacientes encontram-se internados na rede SUS-Betim e 3 óbitos foram confirmados.

Óbitos

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Betim registra 3 óbitos confirmados, sendo causados pelo coronavírus.

Uma idosa de 80 anos deu entrada na UPA do Guanabara no dia 23/04, com quadro de dor abdominal e falta de ar. A mulher foi encaminhada para o Cecovid, no Centro Materno Infantil e seu quadro piorou, vindo a óbito no dia 28/04.

A segunda vítima, uma adolescente de 14 anos, moradora de Betim, que fazia tratamento médico em São Paulo, morreu no dia 03/05, após contrair a covid-19. A jovem vivia em São Paulo há 11 meses e se preparava para um transplante de coração. De acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde, a morte foi contabilizada como sendo de Betim, em função da vítima residir na cidade.

A terceira vítima da doença em Betim, uma mulher de 74 anos, que apresentava comorbidade e faleceu no dia 29 de abril. O resultado foi divulgado somente na quinta-feira, 14/05.

Testes apenas em casos específicos

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os testes para Covid-19 não são feitos em todos os casos notificados, apenas em 3 casos, são eles:

  • Pacientes internados;
  • Casos de óbitos;
  • Profissionais de saúde sintomáticos;

As amostras são encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG) para análise.

Os demais casos são orientados a fazer o isolamento domiciliar e são monitorados pelas equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e pelas unidades básicas de saúde da secretaria.

Estado x Município

Os dados divulgados entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Municipal de Saúde apresentam diferenças de informações. De acordo com a prefeitura de Betim, alguns exames feitos em estabelecimentos particulares de saúde, são repassados pra a SES-MG, e a prefeitura tem acesso a esses dados no dia seguinte.

Nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), informou que Betim registrava o total de 45 casos, sendo 20 recuperados, 22 em acompanhamento e 3 óbitos. Os dados foram atualizados às 11 horas.

Já no boletim da Secretaria Municipal de Saúde, também desta sexta-feira (15), Betim registra 37 casos (20 curados, 12 em acompanhamento, 2 internados e 3 óbitos. Os dados foram atualizados às 7h20 mas publicado nas redes sociais da prefeitura por volta das 15 horas.

Casos aumentaram 200%

Levantamento do Agenda Betim mostrou que as confirmações por covid-19 em Betim aumentaram 200% após 3 semanas da liberação do comércio na cidade.

(Imagem Pedro Gontijo – Imprensa MG)

 

Comunicar erro • Princípios editoriais