Na última segunda-feira (23), foram divulgados a confirmação dos dois primeiros casos em Betim de Covid-19. No dia seguinte, dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), informaram 1 caso confirmado na cidade.

Afinal, quantos casos de Covid-19 possuí Betim?

Enviamos uma série de perguntas para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e para a Secretaria de Saúde de Betim, para entendermos os números divulgados e como é a comunicação de dados entre as secretarias e estamos aguardando as respostas dos órgãos.

Captura de tela de divulgação no Instagram da Prefeitura de Betim no dia 23/03/2020 informam 2 casos confirmados (Imagem Reprodução Instagram)
Captura de tela do sistema de atualização sobre Covid-19 no site da SES-MG informam um caso confirmado em Betim e 338 em investigação (Imagem Reprodução SES-MG)

No último boletim epidemiológico da SES-MG, divulgado na manhã desta quarta-feira (25), Minas Gerais contabilizava 133 casos confirmados, com uma confirmação em Betim. Em dois casos, ainda não eram possíveis identificar a cidade de origem.

Confira abaixo as cidades em Minas com casos confirmados de Covid-19 no dia 25/03/2020.

Belo Horizonte90
Betim1
Bom Despacho1
Campos Altos1
Contagem2
Coronel Fabriciano1
Divinópolis1
Ipatinga1
Juiz de Fora8
Lagoa da Prata1
Mariana2
Nova Lima7
Patrocínio1
Poços de Caldas1
Sete Lagoas2
Timóteo1
Uberaba3
Uberlândia7
Em investigação2

A Secretaria de Saúde de Betim informou ao Agenda Betim, por meio de nota, que os profissionais de saúde de todas as unidades, pública ou privada, devem notificar os casos suspeitos no formulário nacional RedCap. Informou ainda que o município não tem acesso a esses dados em tempo real, somente por meio de planilha, no dia seguinte.

Sobre a informação dos 2 primeiros casos de Covid-19 confirmados na cidade estarem diferentes do divulgado pela SES-MG, a Prefeitura de Betim disse que, pelo sistema RedCap, o paciente confirmado do sexo masculino não foi identificado como sendo residente em Betim, possivelmente porque o atendimento foi realizado em um hospital em Belo Horizonte. Segundo a nota, a Vigilância Epidemiológica de Betim já fez a solicitação à SES-MG para que atualize os dados no sistema do Estado. 

Confira nota enviada ao Agenda Betim

A Prefeitura de Betim informa:

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Betim, os profissionais de saúde de todas as unidades, pública ou privada, devem notificar os casos suspeitos no formulário nacional RedCap. O município não tem acesso a esses dados em tempo real, somente por meio de planilha, no dia seguinte. Por isto, é importante considerar o número de casos suspeitos informado no boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Mina Gerais (SES-MG). O fluxo seguido é o mesmo para qualquer unidade de saúde privada ou pública. 

Para alguns casos, a notificação é imediata e deve ser feita à Vigilância Epidemiológica do município. Os resultados dos exames são checados diariamente no sistema da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Os resultados de laboratórios particulares são enviados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Os dois primeiros casos confirmados positivos em Betim foram notificados primeiramente ao município, que comunicou à SES-MG. Pelo sistema RedCap, o paciente confirmado do sexo masculino não foi identificado como sendo residente em Betim, possivelmente porque o atendimento foi realizado em um hospital em Belo Horizonte. A Vigilância Epidemiológica de Betim já feza  solicitação à SES-MG para que atualize os dados no sistema do Estado. 

Gráficos mostram a evolução dos casos suspeitos em Betim

Gráfico mostra número de casos notificados em investigação de Covid-19 em Betim. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atualizados na quarta-feira (24/03/2020), mostrando 338 casos suspeitos na cidade.

Gráfico mostra número de casos notificados em investigação de Covid-19 em Betim até o dia 24/03/2020 Fonte SES-MG (Imagem Agenda Betim)

Segundo gráfico mostra a faixa etária e sexo dos casos em investigação de Covid-19 em Betim

Gráfico mostra faixa etária e sexo dos casos em investigação de Covid-19 em Betim até o dia 24/03/2020. Fonte SES-MG (Imagem Reprodução SES-MG)

Números podem ser ainda maiores em Minas

Segundo reportagem do Jornal O Tempo, nesta quarta-feira (25), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), está com dificuldades em realizar exames de contraprova da Covid-19. Segundo fontes ouvidas pelo jornal, o principal problema gerado são subnotificações nos boletins divulgados pela secretaria. É provável que os casos de Covid-19 em Minas sejam ainda maiores.

Coronavírus em Betim

Cemitérios em Betim são fechados e velórios serão limitados

Sobe para 133 casos de Covid-19 confirmados em Minas Gerais

Números de casos de Covid-19 em investigação em Betim sobem para 338

Transporte público em Betim sofre novas alterações de horários

Aulas da rede municipal ficarão suspensas até 30 de abril

Atualizado em 25/03/2020 às 16:28

 

Comunicar erro • Princípios editoriais