Betim registrou os primeiros quatro casos da variante ômicron do coronavírus. A confirmação foi dada durante entrevista coletiva do secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, na terça (28).
Em Minas Gerais, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), são 130 casos confirmados da nova cepa em 14 municípios. Os casos foram registrados em pessoas de 5 a 68 anos, sendo aproximadamente 53% do sexo feminino e 46% do masculino. Todos apresentaram sintomas leves e nenhuma internação foi necessária.
Ainda de acordo com a SES, há casos de pessoas sem histórico de viagem internacional ou contato com caso confirmado da nova variante, o que já indica transmissão comunitária.
Casos variante ômicron em Minas Gerais:
Belo Horizonte: 85
Extrema 19
Betim 4
Lagoa Santa 4
Itaúna 3
Lavras 3
Contagem 2
Passa Quatro 2
Três Pontas 2
Varginha 2
Campos Gerais 1
Passos 1
Sete Lagoas 1
Maria da Fé 1
Vacinação
Em Betim, sete em cada dez moradores já foram imunizados contra a Covid-19. Até o momento, 334.313 pessoas receberam a primeira dose da vacina no município, o que representa 74,2% da população, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
Entre as pessoas que receberam os imunizantes, 309.293 delas completaram o esquema vacinal, com as duas doses necessárias. Outras 12.040 pessoas receberam a vacina da Janssen, de dose única. Sendo assim, 71,4% dos moradores completaram o esquema vacinal e/ou tomaram a dose única da vacina.