Prédio do Ipremb e centro de Betim ao fundo (Imagem PMB Divulgação)
(Imagem PMB/Divulgação)

Um novo Projeto de Lei (PL) em Betim, aprovado na Câmara, obriga os condomínios residenciais e comerciais a comunicar aos órgãos de segurança pública a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar.

Pelo texto do PL 384/2021, de autoria do vereador Zezinho do Carmo (PTB), os síndicos deverão comunicar às autoridades, imediatamente, a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos em suas unidades condominiais ou nas áreas comuns.

Ainda segundo o texto, os condomínios deverão afixar, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando a Lei e incentivando os condôminos a notificarem o síndico e/ou administrador quando tomarem conhecimento da ocorrência ou de indícios de episódios de violência doméstica ou familiar no interior do condomínio.

Em caso de descumprimento, o PL define penalidades administrativas, sendo advertência para o condomínio, em caso de primeira autuação e, a partir da segunda autuação, multa. O projeto não define, no entanto, o valor dessa multa e/ou a destinação dos recursos (cabendo ao Poder Executivo estabelecer durante a regulamentação da lei). O texto segue agora para sanção ou veto do prefeito Vittorio Medioli (sem partido).

Compartilhe

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
canudos plásticos

Câmara de Betim aprova projeto que proíbe canudos plásticos descartáveis

Protocolado no ano passado, o PL entrou na pauta dos vereadores nesta terça-feira (17), sendo aprovado por unanimidade em 1º turno; Matéria ainda passará por nova discussão antes de ser enviada para sanção ou veto do prefeito
Vereadores de Betim em reunião ordinária

Projeto quer obrigar empresas sediadas em Betim a incluir nos sites oficiais links para o Procon

Segundo Gregório Silva (PROS), autor do PL, a medida busca facilitar o acesso do consumidor aos órgãos de proteção; O texto segue para sanção ou veto do prefeito
Conteúdo patrocinado: