Unidade Básica de Saúde UBS em Betim
Unidade Básica de Saúde (UBS) em Betim – Foto de arquivo/PMB/Divulgação

A Prefeitura de Betim divulgou um novo cronograma para as Unidades Básicas de Saúde disponibilizarem doses da vacina BCG. O imunizante protege contra a tuberculose, principalmente as formas graves da doença, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar.

Desde o ano passado, os locais de aplicação foram reduzidos para melhorar a gestão e evitar a perda de doses, conforme explica a diretora de Vigilância em Saúde Fábia Ariane e Fonseca. “Nosso objetivo é imunizar as crianças recém-nascidas de Betim sem que haja perdas de doses, uma vez que cada frasco contém 13 doses com validade de seis horas após aberto. Por isso, foi necessário concentrar a aplicação da vacina BCG em apenas algumas unidades em dias e horários específicos”, salienta.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o ideal é que a criança receba a dose única do imunizante o mais precocemente possível após o nascimento, ainda na maternidade ou nos primeiros dias de vida. Os bebês nascidos no Centro Materno-Infantil de Betim saem da unidade já vacinados. Os responsáveis por crianças nascidas em outras maternidades que não receberem a dose no local devem procurar uma das UBSs que oferecem o imunizante para receberem a BCG.

Cronograma de vacinação BCG em Betim

HorárioSegunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
Das 9h às 12hUBS PetrovaleUBS Novo AmazonasUBS Duque de Caxias UBS Parque do Cedro

UBS Sítio Poções
UBS Alvorada 

UBS Citrolândia
Das 9h às 14hUBS AngolaUBS Dom Bosco

UBS Vianópolis 
UBS Nova Badem 
Das 13h às 16h UBS TrincheiraUBS Alcides BrazUBS Cachoeira UBS Vila BemgeUBS Petrópolis 
Cronograma de aplicação da vacina BCG em Betim – Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

 

Comunicar erro • Princípios editoriais