Vacimóvel passará por regionais da cidade - Foto Prefeitura de Betim Divulgação
Foto: arquivo/Prefeitura de Betim/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, divulgou nesta semana os números de aplicações de vacinas realizadas pelo ‘vacimóvel’. O veículo percorre regiões com grande circulação de pessoas desde 2021 e foi fundamental para campanhas de imunização na cidade.

De acordo com o balanço, cerca de 46 mil doses de vacinas contra a covid foram disponibilizadas pela iniciativa, o que responde por cerca de 10% das aplicações no município. São mais de 200 doses administradas por dia, superior a qualquer outra unidade de saúde em Betim.

“O Vacimóvel é uma ferramenta de extrema importância na estratégia de imunização do município. Ele é uma sala de vacinas volante, idealizada para melhorar o acesso da população à imunização”, explica Patrícia Evangelista, secretária municipal de Saúde.

“Com ele [vacimóvel], estamos conseguindo atingir um maior número de pessoas e ter uma melhor cobertura vacinal em Betim.”

Vacimóvel em Betim (MG)
‘Vacimóvel’ foi utilizado em outras ações durante a campanha de vacinação contra a Covid – Foto: arquivo/Rafael Moreira/Agenda Betim

Outras campanhas

A unidade móvel também se mostrou fundamental em outras campanhas de vacinação. Contra a meningite C, 22% das doses aplicadas no município foram através dele. Durante o período chuvoso, o posto-volante circulou pelos abrigos de pessoas vítimas de enchentes, atualizando a situação vacinal e aplicando quase 400 doses da vacina contra hepatite. O ‘Vacimóvel’ também ajudou na ampliação da cobertura vacinal na campanha contra a poliomielite, em 2022.

Foco contra a gripe

Desde o início da semana, a prefeitura decidiu oferecer apenas o imunizante contra a Influenza. Na programação de 29 de maio a 3 de junho, o veículo vai dividir os atendimentos entre o público em geral, acima de 12 anos, e de funcionários de empresas.

Na segunda à tarde e na terça-feira, no período da manhã e da tarde, o veículo estará na Praça do Encontro, no Centro, e no sábado, das 8h30 às 12h, próximo ao condomínio Vila Verde.

Programação ‘vacimóvel’ (29 de maio a 3 de junho)

— Segunda-feira (29.maio), das 8h30 às 11h30

Empresa Valgroup – atendimento exclusivo para o público interno

— Segunda-feira (29.maio), das 13h30 às 16h 

Praça do Encontro, Centro

— Terça-feira (30.maio), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h

Praça Tiradentes, Centro

— Quarta-feira (31.maio), das 8h30 às 12h e das 13h às 16h

Empresa Mello Transportes – atendimento exclusivo para o público interno

— Quinta-feira (1º.jun), das 8h30 às 12h e das 13h às 16h

Guarda Patrimonial – atendimento exclusivo para o público interno

— Sexta-feira (2.jun), das 8h30 às 12h e das 13h às 15h

Empresa Aços Aliança – atendimento exclusivo para o público interno

— Sábado (3.jun), das 8h30 às 12h

Em frente ao condomínio Vila Verde – Rua das Rosas, 500, bairro Vila Verde

 

Comunicar erro • Princípios editoriais