vacina covid
Foto: arquivo/PMB/Divulgação

A partir desta terça-feira (7.mar), moradores de Betim com mais de 70 anos de idade podem receber a vacina bivalente contra a Covid-19. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde da cidade (veja os endereços), das 8h às 16h.

Além desse público, podem receber a bivalente, nesta primeira etapa de convocação, pessoas a partir de 12 anos abrigadas em Instituições de Longa Permanência (ILPs) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas; e moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, quem recebeu a última dose de reforço contra a covid (ou a D2 do esquema inicial) há pelo menos quatro meses pode ser imunizado com a bivalente. Para ser vacinado, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinas.

Grupos prioritários

Nesta primeira etapa de vacinação, os grupos prioritários serão chamados seguindo uma diretriz do Ministério da Saúde. No momento, Betim está na fase 1.

Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas abrigadas em Instituições de Longa Permanência (ILPs) a partir de 12 anos; profissionais das ILPs; pessoas imunocomprometidas; moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade.

Fase 3: gestantes e puérperas.

Fase 4: trabalhadores da saúde.

Fase 5: pessoas com deficiência permanente.

O que é vacina bivalente?

As vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron.

Quem pode receber a vacina bivalente?

Pessoas que receberam a última dose de reforço contra a covid (ou a D2 do esquema inicial) há pelo menos quatro meses.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais