Vacinas covid para mutirão de vacinação em Betim - Foto PMB
Foto: PMB/Divulgação

As doses da vacina contra covid-19 para crianças a partir de 6 meses de idade devem chegar ao Brasil na quarta-feira da próxima semana, dia 26. A informação é do Ministério da Saúde.

O chefe da pasta, o ministro Marcelo Queiroga, afirmou, nessa segunda-feira, que a CETAI, a Câmara Técnica que assessora o ministério sobre as imunizações contra a doença, recomendou a vacinação de crianças a partir de 6 meses com comorbidades.

Ainda não há data definida para o início da imunização dessa parcela da população. O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo de Medeiros, informou que o ministério vai publicar nota técnica sobre o tema, e que ainda precisa capacitar os gestores estaduais e municipais de saúde.

Há um mês, a Anvisa aprovou o uso da vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos. Atualmente, apenas crianças acima de 3 anos podem se vacinar com a CoronaVac.

Segundo estudo da Fiocruz, nos dois primeiros anos da pandemia, a covid-19 foi responsável pela morte de 1.439 crianças menores de 5 anos. Isso dá uma média de duas mortes por dia. Ainda de acordo com a Fiocruz, as crianças menores de um ano são as mais vulneráveis pois representam a metade dos óbitos por covid na faixa etária abaixo dos cinco anos.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais