Vista aérea da região central de Betim (Imagem prefeitura de Betim Divulgação)
(Imagem: Prefeitura de Betim/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta quarta-feira (31), mais um caso de varíola dos macacos em moradores de Betim. O registro de hoje aconteceu em um jovem, de 22 anos.

Pelo balanço da pasta, sete casos foram confirmados na cidade, 28 já descartados para o vírus monkeypox e sete ainda seguem em investigação.

Varíola dos macacos em Betim (até 31/08):

  • Confirmados: 7
  • Descartados: 28
  • Em investigação: 7

O que é a varíola

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.

O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Unidade Básica de Saúde UBS em Betim

Saúde amplia unidades em Betim com vacina BCG

Número limitado de unidades vem sendo adotado para otimizar gestão e evitar perda de doses. Prefeitura divulgou novo cronograma por dias da semana.