Fachada de Unidade Básica de Saúde em Betim (MG)
(Imagem Anselmo UBL/Prefeitura de Betim)

A partir desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Betim centralizará a aplicação da vacina BCG exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cachoeira. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde, que  reduziu o número de doses distribuídas em todo o território nacional. A aplicação da vacina será realizada sempre às quintas-feiras mediante agendamento prévio, que deverá ser feito exclusivamente pela UBS de referência das crianças. Os bebês nascidos no Centro Materno-Infantil serão vacinados com a BCG na sala de vacinas da maternidade. 

Como explica o secretário de Assistência à Saúde, Hilton Soares, a centralização tem o objetivo de fazer uso racional do imunizante e de evitar perdas, uma vez que cada frasco tem validade de apenas seis horas após aberto. “A medida é temporária e será mantida até que o fornecimento seja normalizado. Pedimos a compreensão dos pais para que não faltem ao agendamento e não deixem de vacinar suas crianças. As equipes de saúde das nossas 38 Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis para acolher e orientar os pais e responsáveis”.

A vacina BCG protege contra a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo). O ideal é que a dose única seja aplicada logo após o nascimento. Na rotina dos serviços, ela está disponível para crianças com idade entre 0 e 4 anos. O imunizante também é recomendado no caso de contato intradomiciliar com pessoas com diagnóstico de hanseníase. 

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Mulher recebe a vacina contra a influenza em Betim (MG)

Betim tem menos da metade do público-alvo vacinado contra a gripe

Com baixa cobertura, campanha é prorrogada até o dia 31 de julho. Unidades Básicas de Saúde aplicam o imunizante de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
'Dia D' de vacinação contra a influenza, covid e meningite C

Vinte mil doses de vacinas foram aplicadas no ‘Dia D’ em Betim

Campanha ocorreu no sábado nas unidades de saúde e postos itinerantes. Imunizante continuam sendo aplicados nas UBSs, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Criança recebe vacina contra a Covid em Betim (MG)

Betim retoma vacinação contra a Covid-19 na faixa etária de 6 meses a 4 anos

Chegada de nova remessa de vacinas permite seguir com a imunização infantil; Unidades de saúde fazem rodízio por dia da semana.
Vacimóvel em Betim

Quatro bairros de Betim recebem o ‘vacimóvel’ nesta semana

Profissionais de saúde aplicam imunizantes da covid e da minigocócica C.