Fachada de Unidade Básica de Saúde em Betim (MG)
(Imagem Anselmo UBL/Prefeitura de Betim)

A partir desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Betim centralizará a aplicação da vacina BCG exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cachoeira. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde, que  reduziu o número de doses distribuídas em todo o território nacional. A aplicação da vacina será realizada sempre às quintas-feiras mediante agendamento prévio, que deverá ser feito exclusivamente pela UBS de referência das crianças. Os bebês nascidos no Centro Materno-Infantil serão vacinados com a BCG na sala de vacinas da maternidade. 

Como explica o secretário de Assistência à Saúde, Hilton Soares, a centralização tem o objetivo de fazer uso racional do imunizante e de evitar perdas, uma vez que cada frasco tem validade de apenas seis horas após aberto. “A medida é temporária e será mantida até que o fornecimento seja normalizado. Pedimos a compreensão dos pais para que não faltem ao agendamento e não deixem de vacinar suas crianças. As equipes de saúde das nossas 38 Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis para acolher e orientar os pais e responsáveis”.

A vacina BCG protege contra a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo). O ideal é que a dose única seja aplicada logo após o nascimento. Na rotina dos serviços, ela está disponível para crianças com idade entre 0 e 4 anos. O imunizante também é recomendado no caso de contato intradomiciliar com pessoas com diagnóstico de hanseníase. 

 

Comunicar erro • Princípios editoriais